Uma análise entre a energia, renda e emissões de CO2: evidências para o Brasil, 1962-2007

Autores

  • Thiago Costa Soares Professor assistente na Universidade Federal de Juiz de Fora, campus avançado Governador Valadares Doutorando em Economia aplicada pela Universidade Federal de Viçosa
  • João Eustáquio de Lima Professor Titular no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8085.2013v16n1p11

Resumo

Devido ao aumento da temperatura do planeta ocasionado principalmente pela emissão de gases causadores do efeito estufa, a preocupação com as fontes de energias (renováveis e não renováveis) tem sido crescente em todo mundo. Por isso, o objetivo geral deste estudo foi analisar a relação entre a produção de energia, a renda e as emissões de dióxido de carbono (CO2) para o Brasil, no período de 1962 a 2007. A abordagem dinâmica entre as variáveis supracitadas foi estimada através do Modelo Autorregressivo Vetorial (VAR) Reparametrizado (Vetor de Correção de Erros – VECM). Os principais resultados revelam que, no curto prazo, choques na produção de energia elétrica afetam positivamente o PIB e não reduzem as emissões de CO2. A decomposição da variância revela que a produção do setor elétrico brasileiro, depois de uma década, representa significativa parcela da variação da renda e do nível de emissões. Como conclusão, pode-se afirmar que, mesmo possuindo uma matriz energética relativamente limpa, não há indícios de que o Brasil esteja reduzindo, de fato, as emissões de CO2.

Biografia do Autor

Thiago Costa Soares, Professor assistente na Universidade Federal de Juiz de Fora, campus avançado Governador Valadares Doutorando em Economia aplicada pela Universidade Federal de Viçosa

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), campus avançado Governador Valdares. Mestre e Doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduado da Universidade Estadual de Montes Claros. Atua nas áreas de economia dos recursos naturais e ambientais, eficiência e econometria.

 

João Eustáquio de Lima, Professor Titular no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1969), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1971), Mestrado em Economia - Michigan State University (1975) e Doutorado em Economia Rural - Michigan State University (1977). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia e Economia Rural com ênfase em Métodos Quantitativos e Econometria. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (Mestrado e Doutorado), atuando principalmente nos seguintes temas: produção e emprego agrícola, modernização da agricultura, eficiência na produção agropecuária, mercado de trabalho, avaliação de programas e políticas públicas, retornos dos investimentos em educação.

Downloads

Publicado

2013-06-24

Edição

Seção

Artigos