A narrativa ficcional como método no ensino de sociologia

Autores

  • Gustavo Oliveira Wolf Cavalcante Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2015n13p111

Resumo

Este trabalho reflete sobre o recurso à ficção como estratégia de ensino de sociologia, a partir de experiência de estágio de docência realizada em 2014. No exercício intitulado “conto sociológico”, alguns textos remetiam a concepções que contradiziam o retorno dado pelos alunos nos debates em sala, o que nos deu mostras de que a sociologia pode não lograr êxito em abalar estruturas de pensamento. Supondo uma relação entre esta esterilidade e a sua forma científica, o estudo se debruça sobre possibilidades de desenvolver o pensamento sociológico e agregar capital simbólico a partir da escrita, com a pretensão de empoderar estudantes e compensar desigualdades linguísticas, valendo-se da mimesis artística e da narrativa ficcional para criar um espaço de crítica das representações hegemônicas, de práticas discursivas que contribuam para atenuar a violência simbólica a que são submetidos os alunos do ensino médio ao se depararem com a aridez e a objetividade da linguagem científica.

Biografia do Autor

Gustavo Oliveira Wolf Cavalcante, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado no curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Áreas de pesquisa: sociologia, ensino de sociologia, literatura.

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Publicado

2016-08-12

Edição

Seção

Dossiê