As vicissitudes do ensino de ciências sociais no Brasil: introdução ao dossiê Ensino de Ciências Sociais

Autores

  • Lucinéia Scremin Martins Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Marcelo Pinheiro Cigales Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2015n13p2

Resumo

Esse texto tem como objetivo apresentar os artigos da primeira parte do Dossiê Ensino de Ciências Sociais, número 13, que trazem contribuições para o ensino e a pesquisa das ciências sociais. Refere-se, de maneira introdutória, a respeito do movimento dinâmico e acelerado das transformações na sociedade contemporânea, que vem exigindo reflexões e intervenções sistemáticas e coletivas, dos e nos contextos socioculturais e políticos, nos quais se insere o processo educacional. Apresentam-se os artigos com suas contribuições significativas que, a partir das ciências sociais e para as ciências sociais, problematizam e propõem questões fundamentais sobre os limites e possibilidades do ensino e da pesquisa nas Ciências Sociais.

Biografia do Autor

Lucinéia Scremin Martins, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Sociais (UFG)

Marcelo Pinheiro Cigales, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Ciências Sociais e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é doutorando em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, com bolsa CAPES.

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Publicado

2016-08-12

Edição

Seção

Dossiê