As vicissitudes do ensino de ciências sociais no Brasil: introdução ao dossiê Ensino de Ciências Sociais

Lucinéia Scremin Martins, Marcelo Pinheiro Cigales

Resumo


Esse texto tem como objetivo apresentar os artigos da primeira parte do Dossiê Ensino de Ciências Sociais, número 13, que trazem contribuições para o ensino e a pesquisa das ciências sociais. Refere-se, de maneira introdutória, a respeito do movimento dinâmico e acelerado das transformações na sociedade contemporânea, que vem exigindo reflexões e intervenções sistemáticas e coletivas, dos e nos contextos socioculturais e políticos, nos quais se insere o processo educacional. Apresentam-se os artigos com suas contribuições significativas que, a partir das ciências sociais e para as ciências sociais, problematizam e propõem questões fundamentais sobre os limites e possibilidades do ensino e da pesquisa nas Ciências Sociais.


Palavras-chave


Ensino de Ciências Sociais; Sociologia; Educação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/1980-3532.2015n13p2

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.

Em Debat: Rev., ISSNe 1980-3532, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.