A perspectiva docente sobre as ciências sociais no ensino médio integrado

Autores

  • Mariana de Fátima Guerino Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
  • Marcela de Oliveira Nunes Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2015n13p52

Resumo

Problematiza-se o ensino de ciências sociais no ensino médio integrado ao profissional no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) na perspectiva dos docentes responsáveis por essa área, a qual se faz representada pela disciplina de sociologia. O objetivo é saber quais as suas correlações com dimensões mais amplas do trabalho docente no IFSC. Para isso, os professores responderam um questionário sobre o ensino de sociologia, onde mencionaram obstáculos presentes no cotidiano, os quais se expandem para além das salas de aulas e abarcam questões que envolvem servidores técnicos, gestores e demais docentes. Dialogamos com Silva (2007; 2009), Jinkings (2007), Sposito (2003), Shiroma, et al. (2011), dentre outros estudiosos que transitam pela esfera do trabalho e educação. Dados preliminares indicam que a sociologia no IFSC tem se configurado em meio a contrassensos quanto aos conteúdos ministrados, metodologias, além do escasso reconhecimento e legitimidade da disciplina por alguns gestores e professores.

Biografia do Autor

Mariana de Fátima Guerino, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Formação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). Professora de Sociologia do Instituto Federal de Santa Catarina.

Marcela de Oliveira Nunes, Universidade Estadual de Maringá

Formação em Ciências Sociais e Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutoranda em Educação e Professora colaboradora da UEL.

Downloads

Publicado

2016-08-12

Edição

Seção

Dossiê