O despotismo democrático e a redução do homem em Tocqueville

Autores

  • Valdenésio Aduci Mendes UFSC

Resumo

Em A democracia na América, Tocqueville descreve tanto uma reflexão filosófica sobre o fundamento da democracia moderna, assim como o sistema democrático americano, chegando a uma conclusão que instiga, ainda hoje, o pensamento político: a igualdade de condições, princípio regulador da democracia americana redundou em apatia política. Segundo Tocqueville, no bojo dessa retração do homem do cenário da vida pública surge um novo Leviatã social - o Estado centralizador e burocrático dos tempos
modernos - a partir do qual define o despotismo democrático. A finalidade do presente estudo é num
primeiro momento acompanhar a descrição tocquevilliana da democracia americana e por extensão a descrição que Tocqueville faz sobre as causas que podem conduzir à apatia política. Num segundo momento visa descrever os possíveis antídotos previstos por Tocqueville para que o homem retome sua autonomia política, perguntando-nos ao mesmo tempo se as reflexões do autor, todavia nos podem ajudar a pensar o presente. Conclui-se que Tocqueville é um clássico do pensamento político e enquanto tal continua a ser referencia para pensarmos importantes questões políticas da atualidade, dentre elas o aprofundamento da democracia.

Biografia do Autor

Valdenésio Aduci Mendes, UFSC

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Especialista em Metodologias de Atendimento à Criança e ao Adolescente pela Universidade Estadual de Santa Catarina (1998) e Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Política e direitos humanos. Foi professor na Universidade do Estado de SC - UDESC. Atualmente é aluno do Doutorado em Sociologia Política na UFSC.

Downloads

Publicado

2007-08-01

Edição

Seção

Artigo