O conceito de história na organização da história do pensamento social e político brasileiro em Alberto Guerreiro Ramos e Nelson Werneck Sodré

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2017v14n1p99

Resumo

O trabalho pretende explorar como que dois autores nacionalistas que se enquadravam na esquerda do espectro político e atuaram como intelectuais do Instituo Superior de Estudos Brasileiros construíam a importância do conceito de História para a formulação de seus projetos políticos a luz das concepções teóricas que os influenciavam. No caso de Nelson Werneck Sodré, o marxismo e o no caso de Alberto Guerreiro Ramos principalmente a sociologia do conhecimento de Karl Mannheim. Isso será feito a partir da análise de alguns textos dos autores publicados durante os anos 1950 e 1960 (enquanto atuavam no ISEB) na qual eles propunham uma interpretação histórica do Brasil.  Feito isso, pretende-se demonstrar a importância deste conceito de história na formulação da História do pensamento social e político brasileiro que cada um dos autores organiza. Para tal análise, mapear o conceito de ideologia de cada um dos autores faz-se fundamental. 

Biografia do Autor

Helio Maurício Pirajá Cannone, Instituo de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)

Bacharel e licenciado em História pela PUC-Rio, mestrando em Ciência Política pelo IESP-UERJ

Downloads

Publicado

2017-07-26

Edição

Seção

Artigo para Dossiê