Participação política, formas de atuação e trajetórias sociais: um estudo sobre o militantismo em causas educacionais em Paulo Afonso-BA

Autores

  • Divânia Cássia Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2012v9n2p14

Resumo

Este estudo está inserido nas discussões teóricas acerca do militantismo e do engajamento. O presente trabalho investiga as trajetórias dos militantes dirigentes dos movimentos sociais voltados para a causa da educação no município de Paulo Afonso-BA. Procurou-se apreender quais os recursos sociais acionados e reconvertidos para diferentes formas de engajamento nos espaços investigados. O capital proveniente da militância religiosa revelou-se como um recurso fundamental para as formas de atuação pesquisadas. Os recursos dos títulos escolares, bem como as redes de relação se mostram como importantes “trunfos” para os militantes estudados, não só em suas militâncias dentro de suas esferas de atuação política, mas também como mecanismos de inserção profissional. Também foram analisadas as redes de relação estabelecidas ao longo das experiências sociais, e sua utilização em favor do ingresso no meio militante e profissional. Tal investigação permitiu, ainda, relacionar este tipo de militantismo a gratificações simbólicas específicas provenientes desses espaços ocupados, como o reconhecimento identitário e redes de amizades. As transformações estruturais ocorridas no município, nas últimas décadas, também foram apontadas, aqui, como importantes fatores que influenciaram as formas de mobilização coletiva analisadas.

Biografia do Autor

Divânia Cássia Silva, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe-UFS. Pós graduada em Psicopedagogia pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe-UFS, com pesquisas na área do militantismo e engajamento. Professora substituta da Universidade da Bahia-Uneb. Professora Colaboradora da Uneb, das disciplinas de Sociologia Clássica e Ciência Política para o Programa de Formação de Professores da Educação Básica/Plataforma Freire. Professora da Faculdade Sete de Setembro-FASETE, trabalhando com as disciplinas de Sociologia e Antropologia. Ministrante das disciplinas de Sociologia e Sociologia da Educação pela Universidade do Estado de Alagoas-UNEAL, professora das disciplinas de Ciência, Complexidade e Interdisciplinaridade e Filosofia e Ètica na Faculdade de Sergipe-FASE. Coordenadora do Departamento de Pesquisa do Centro de Estudos, Pesquisa e Assessoria pela Cidadania-ONG RAÌZES. Coordenadora da Pesquisa: Controle Social na Saúde em Sergipe; um Diagnóstico pela Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe. Experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia, Educação, História, com ênfase em Sociologia, Antropologia e Metodologia. Atuou, entre os anos de 2010 e 2011, como Diretora Regional de Educação da Bahia-Paulo Afonso-BA-Direc10.

Downloads

Publicado

2012-12-02

Edição

Seção

Artigo