A sociologia nos vestibulares: uma análise dos conteúdos da disciplina nos processos seletivos de admissão nas universidades federais do Estado de Minas Gerais

Autores

  • Nara Lima Mascarenhas Barbosa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Rogéria Martins Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2015v12n2p124

Resumo

O trabalho buscou refletir acerca da consolidação da sociologia enquanto campo disciplinar, através da análise do modo como seus conteúdos foram cobrados nos processos seletivos de admissão ao Ensino Superior. A pesquisa analisou as provas de admissão de onze Universidades Federais de Minas Gerais, como também as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, no período de 2009 a 2013. O trabalho foi realizado por uma pesquisa qualitativa, através da técnica de análise dos conteúdos aplicados nesses exames. Em razão das fronteiras estreitas entre os conteúdos da sociologia e demais conteúdos de outras disciplinas aplicadas aos exames (história, filosofia e geografia), os conteúdos da sociologia foram previamente categorizados por conteúdos dispersos e específicos, de modo a caracterizar seu estabelecimento nos exames de acesso ao ensino superior. 

Biografia do Autor

Nara Lima Mascarenhas Barbosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Rogéria Martins, Universidade Federal de Viçosa

Socióloga, Professora Adjunta II do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2015-12-09

Edição

Seção

Artigo