Formação de professores de ciências sociais/sociologia: subsídios para o debate

Autores

  • Leomir Souza Costa Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2015v12n2p187

Resumo

Este trabalho busca refletir sobre o tema da formação inicial de professores de Ciências Sociais/Sociologia. Em um primeiro momento, analisa brevemente os modelos formativos das licenciaturas em Ciências Sociais, na tentativa de extrair as concepções sobre a formação do professor de Sociologia da escola média, presentes em muitas instituições de ensino superior. Em seguida, retoma a discussão em torno dos binômios licenciatura versus bacharelado, ensino versus pesquisa, na medida em que a dicotomia “ser professor/ser pesquisador”, presente nos percursos formativos adotados por muitas universidades, evidencia um desequilíbrio na relação entre teoria e prática.  Por fim, aponta o estágio curricular dos cursos de licenciatura como um espaço privilegiado de encontro entre teoria e prática, e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como uma oportunidade de conexão entre o processo de formação inicial na universidade e a prática profissional docente. 

Biografia do Autor

Leomir Souza Costa, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel e licenciado em Ciências Sociais (Universidade Federal do Maranhão) e mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFMA. Desenvolve pesquisas sobre ensino de Sociologia e formação de professores de Ciências Sociais/Sociologia.

Downloads

Publicado

2015-12-09

Edição

Seção

Artigo