História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci

Autores

  • Marcelo Pinheiro Cigales Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2015v12n2p204

Resumo

O Ensino de Sociologia vem se constituindo como um campo de pesquisa no interior das Ciências Sociais. O aumento das publicações e eventos relacionados com a temática é significativo, principalmente após a obrigatoriedade do ensino da sociologia no Brasil em 2008. A trajetória de Simone Meucci relaciona-se diretamente com essa discussão em nível nacional e seus trabalhos de dissertação e tese são essenciais para compreender aspectos históricos da institucionalização da sociologia como ciência e disciplina escolar no país. Além da discussão histórica, a entrevista aborda temas relacionados ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Ao destacar os avanços na área, a autora aborda os principais desafios para o aperfeiçoamento e continuidade desses programas, bem como, do ensino de sociologia.

 

Biografia do Autor

Marcelo Pinheiro Cigales, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor de Sociologia
Mestre em Educação - Universidade Federal de Pelotas
Doutorando em Sociologia Política - Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2015-12-09

Edição

Seção

Entrevista