O acesso à propaganda eleitoral televisionada nos municípios paulistas

Autores

  • Mércia Alves Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2016v13n2p106

Resumo

As campanhas eleitorais são importantes instituições nas democracias representativas, centrais na relação entre os partidos políticos que disputam cargos eletivos e eleitorado. Hoje, os meios de comunicação de massa, principalmente a televisão, cumprem um papel essencial durante os períodos eleitorais. Nessa direção, no Brasil o HGPE é por excelência o palco da política eleitoral mediada, meio pelo qual os partidos e candidatos apresentam propostas de governo, constroem a sua imagem pública, e conferem ataques aos seus adversários. Entretanto, quando se trata das eleições municipais, na maioria das cidades os partidos não têm acesso ao HGPE, essas fazem parte da área de cobertura de outros municípios. Buscando contribuir para o debate entre comunicação e política, este artigo tem como principal objetivo, indicar o mapa do acesso à propaganda eleitoral no estado de São Paulo. Questiona-se qual a amplitude da propaganda eleitoral no estado de São Paulo quanto ao alcance do eleitorado.

Biografia do Autor

Mércia Alves, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda e Mestre em Ciência Política, com ênfase em Comunicação Política, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da universidade Federal de São Carlos PPGPOL/UFSCar.

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Publicado

2016-12-09

Edição

Seção

Artigo para Dossiê