A sociedade civil e os meios de comunicação: uma leitura crítica da teoria habermasiana

Autores

  • Renato Francisquini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2008v4n2p1

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir o papel das novas associações da sociedade civil no ato de tornar públicas, através da mídia, as demandas presentes na esfera privada. Parte-se da concepção discursiva de democracia, uma referência à obra de Habermas, em contraposição à perspectiva elitista.Embora sejam feitas algumas ressalvas à primeira, as conclusões apontam para o potencial daquelas associações funcionarem como sensores e caixa de ressonância dos problemas que surgem no que o teórico alemão denomina mundo da vida. Para tais organizações, o acesso aos meios de comunicação é um fator que poderá ampliar o seu poder de influência sobre o sistema político. Contudo, é necessário que esses meios respeitem a pluralidade de pontos de vista presentes na sociedade e não sejam monopolizados por grupos econômicos e políticos.

Biografia do Autor

Renato Francisquini, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), é mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007-2009) e doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2010-). Atua na área de Teoria Política, com ênfase em Comunicação Política, principalmente nos seguintes temas: teoria democrática contemporânea, entrelaçamentos entre meios de comunicação e democracia, sociedade civil, eleições, estudos legislativos.

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Publicado

2008-01-30

Edição

Seção

Artigo