Os manuais de Sociologia Educacional nos anos de 1940: contexto de produção, autores, estruturas didáticas e perspectivas teóricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2019v16n1p40

Resumo

No presente artigo são realizadas análises de conteúdos de três manuais de Sociologia Educacional publicados na década de 1940 no Brasil. Buscou-se, observando também seu contexto de produção, compreender: i) o público alvo; ii) estruturas dos manuais; iii) preocupações didáticas; iv) conteúdos e; v) base epistemológica. Foi identificado que embora suas estruturas e conteúdos se aproximem, suas bases teóricas se distanciam, passando por perspectivas científicas americanas, francesas e brasileiras, além de influências da Sociologia Católica. Os textos escolares analisados podem ser classificados como “manuais escolares” por apresentar estratégias didáticas de transmissão de conteúdo.

 

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Licenciado em Ciências Sociais  (USC), especialista em Ciências Sociais e Religião(FAFIA), mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades (UCAM), doutor em Sociologia/USP.

Ewerton Diego de Souza, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas

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Publicado

2019-06-06