Educação e conhecimento político: duas faces de uma mesma moeda ou moedas diferentes?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2017v14n1p172Resumo
O papel da educação formal na sofisticação política dos indivíduos é alvo de amplo debate. Entretanto, a educação, principalmente o ensino superior, fornece ferramentas para o entendimento sobre política, socializa valores cívicos e cria contatos sociais importantes para o acesso à informação, que são essenciais para a construção de um cidadão sofisticado. Utilizando-se do ESEB 2010 e 2014, avaliamos tanto a existência de efeito de cada grau de educação formal sobre o conhecimento factual de assuntos políticos. A partir dos resultados, afirmamos que a escolaridade não deve ser tratada de forma linear, já que o ensino superior aparece como divisor de águas na naturalização do mundo político, e, portanto, educação deve ser tratada através de categorias dicotômicas que represente cada grau educacional.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.