Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Esboços: histórias em contextos globais tem como principal objetivo contribuir para o debate em torno da História Global. Nesse sentido, a revista publica artigos, entrevistas e resenhas, em português, inglês e espanhol, que fomentem a reflexão em torno das abordagens transculturais, das múltiplas integrações, das histórias conectadas, transnacionais, comparadas, marítimas, do sistema mundo, dos processos em micro e macro escala, entre outros enfoques próprios da História Global. A revista Esboços é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Políticas de Seção

Artigo

Esta seção publica artigos inéditos e originais sobre temas que contribuam para o debate em torno dos estudos transculturais, das múltiplas integrações, das histórias conectadas, transnacionais, comparadas, marítimas, do sistema mundo, dos processos em micro e macro escala, entre outras abordagens próprias da História Global. Os artigos submetidos devem conter entre 35 mil e 58 mil caracteres com espaço, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Esta seção publica artigos inéditos e originais sobre temas atuais que contribuam para o debate em História Global. Duas vezes por ano, a Esboços publica uma edição especial sobre um tema específico, onde dois ou três editores convidados organizam e editam os artigos recebidos. As propostas de dossiê são apreciadas pelo Conselho Executivo. Os dossiês são compostos tanto por artigos encomendados pelos editores quanto por artigos recebidos através de chamada aberta para submissão. Todos os artigos submetidos passarão pelo processo de avaliação duplo cega por pares. Os artigos submetidos devem conter entre 35 mil e 58 mil caracteres com espaço, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Debate

Esta seção publica artigos inéditos e originais em profundo diálogo entre si. É composta de artigos que analisam criticamente uma área de pesquisa, que contribuem para uma discussão instigante e que focam questões importantes e às vezes controversas. Todos os artigos da seção Debate são encomendados pelos Editores e passam pelo processo de avaliação duplo cega por pares. Os artigos submetidos devem conter entre 35 mil e 58 mil caracteres com espaço, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas. 

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Esta seção aceita artigos publicados originalmente em outras línguas e traduzidos para o português nas áreas de interesse da revista. As traduções devem ser acompanhadas do texto original e da permissão para traduzir o artigo para republicação do autor e/ou do editor original.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Esta seção publica resenhas de livros que tenham sido publicados, no máximo, há três anos antes da data da submissão. Os resenhistas devem resumir os argumentos dos autores de forma clara e precisa, situar o livro dentro de um amplo contexto de debate acadêmico e enfatizar as implicações teóricas e metodológicas presentes na obra para futuras pesquisas em estudos globais. As resenhas de livros não devem ter mais de 25.000 caracteres com espaços, incluindo as informações bibliográficas e notas de rodapé.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Esta seção publica entrevistas com nomes de destaque nas temáticas da revista. As entrevistas devem ter entre 27 mil e 54 mil caracteres com espaço e contar com um texto introdutório acerca do entrevistado.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

É política da revista Esboços: histórias em contextos globais fazer avaliação “duplo-cega”, na qual nem o nome do autor é revelado ao parecerista, nem o nome do parecerista é revelado ao autor. Todas as submissões recebidas passam pela análise prévia do Editor Chefe e um membro do Conselho Executivo. Os artigos que passarem nessa primeira etapa da avaliação serão encaminhados para, pelo menos, dois revisores anônimos. Caso não haja concordância entre os pareceres, será providenciado um terceiro parecer. As submissões são avaliadas por meio de formulários próprios, arquivados no Repositório Institucional da UFSC. As resenhas de livro e as entrevistas são avaliadas por um parecerista qualificado para assegurar a importância e a qualidade da submissão. A qualidade e a relevância da tradução de artigo para o português serão avaliadas por um dos Editores Executivos. Normalmente, todo o processo de revisão leva de 1 a 4 meses. O Editor designado para acompanhar a submissão é responsável pela decisão final em relação à aceitação ou rejeição. Um autor pode apelar a decisão de um editor de rejeitar um manuscrito para publicação através do Conselho Executivo.

1. Avaliação do Editor Chefe e do Editor Executivo

Toda submissão é revisada pelo Editor-Chefe em termos de adequação as diretrizes da revista. Se o manuscrito não atende aos requisitos de submissão, ele será devolvido ao autor para correção e reenvio. Se o manuscrito atende aos requisitos de submissão, o Editor Chefe o enviará para o Editor de seção. Manuscritos que não atinjam o mínimo de qualidade e originalidade ou que não se ajustem ao foco e escopo da revista serão rejeitados pelo editor designado sem serem enviados aos pareceristas.

2. Avaliação externa

Se o artigo tiver qualidade suficiente para avaliação, o editor designado atribuirá a avaliação do manuscrito a dois ou três pareceristas para revisão por pares a cega. Resenhas de livro ou entrevistas que passam pela avaliação editorial inicial são tipicamente enviadas para um parecerista. Nas três últimas edições, a porcentagem de participação de avaliadores externos à instituição editora foi de 82,4%.

Quando apropriado, um dos dois pareceristas será um membro do Conselho Consultivo. Os revisores têm quatro semanas para apresentar uma avaliação sobre o manuscrito e fornecer recomendações para o editor aceitar, rejeitar ou solicitar alterações. Os avaliadores são convidados a fornecer uma avaliação construtiva sobre os pontos fortes e fracos do manuscrito e sugestões para melhorias adicionais. Caso não haja concordância entre os pareceres, será providenciado um terceiro parecer.

Depois que os pareceres são enviados, o editor pondera as avaliações recebidas e decide se aceita, rejeita ou solicita revisões. Em 2018, a taxa de rejeição de artigos foi de 62,3%. Para os autores convidados a revisar e reenviar seus manuscritos, o Editor fornece comentários sobre como melhorar o manuscrito com base nos pareceres dos avaliadores, bem como em suas próprias observações. Os autores normalmente recebem de um a dois meses a partir da data da primeira decisão editorial para preparar a revisão do manuscrito.

3. Avaliação do Editor responsável

O manuscrito que foi revisado e reenviado pelo autor será avaliado pelo editor responsável. O Editor designado revisará o manuscrito reformulado tendo como base os pareceres dos avaliadores e o arquivo originalmente submetido. O Editor designado avaliará a qualidade geral do manuscrito revisado e capacidade do autor de abordar as questões levantadas pelos pareceristas. A decisão de aceitar ou rejeitar um manuscrito para publicação é de responsabilidade do editor, não do revisor. O manuscrito aceito passará ao estágio de publicação. O Editor Chefe se comunicará com o autor e ajudará na preparação para publicação.

4. Prazo para publicação

O período entre o recebimento do manuscrito final, contendo todas as modificações exigidas para aceitação, e a publicação é estimado entre uma ou duas edições (ou seja, de quatro a oito meses).

Recurso de uma rejeição

O autor pode recorrer da decisão do editor de rejeitar um manuscrito para publicação através do Conselho Executivo da revista. Para recorrer de uma rejeição, o autor deve enviar os seguintes itens:

  • Uma carta que explica por que o autor escolheu recorrer da rejeição. A carta deve abordar as razões específicas fornecidas pelo editor para a rejeição.
  • E-mail de rejeição do editor.
  • Comentários dos pareceristas.
  • Qualquer correspondência adicional.

Esses itens devem ser enviados como anexos de e-mail para o Editor Chefe em até quinze dias após o autor ter recebido o comunicado sobre a rejeição.

O Conselho Executivo reúne comentários sobre os documentos enviados por outros membros do Conselho Editorial e decide sonbre o recurso. Por escrito, o Conselho Executivo informa o autor, o editor e outros membros do conselho sobre a sua decisão. A decisão do Conselho Executivo é final. O processo de apelação leva aproximadamente 3 meses a partir da data em que a diretoria executiva recebe os materiais da apelação.

 

Periodicidade

Periodicidade anterior: semestral (1994–2018)

Periodicidade atual: quadrimestral (2019-)

Os números referentes aos meses de janeiro a abril são publicados em janeiro. Os números referentes aos meses de maio a agosto são publicados em maio. Os números referentes aos meses de setembro a dezembro são publicados em setembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Aos autores não é cobrada nenhuma taxa de avaliação ou qualquer outra taxa de publicação.

 

Arquivamento

A Esboços: histórias em contextos globais se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Caso ocorra algum sinistro nos servidores, os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem  arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Conduta ética

Editores

A prática editorial e a relação do editor com autores e avaliadores estão amparadas no Código de conduta para editores, do Committee on Publication Ethics (COPE). Toda decisão editorial se fundamenta na relevância, originalidade, clareza e validade do estudo para atendimento do escopo da revista.

Avaliadores

A avaliação se baseia no mérito do trabalho, não influenciada, positiva ou negativamente, por motivos pessoais, financeiros ou preconceitos intelectuais. As submissões e os detalhes das revisões são mantidos sob confidencialidade. O avaliador deve se certificar de qualquer potencial conflito de interesse na revisão da submissão. Ao se deparar com alguma irregularidade, o editor é comunicado, como por exemplo: identificação de plágio; fabricação, falsificação dos resultados; publicação redundante.

Autores

A indicação de autoria em um trabalho científico se deve apenas àqueles que:

  • contribuem intelectual, direta e substancialmente na concepção da pesquisa/artigo (aquisição, análise ou interpretação dos dados do estudo);
  • participam na construção das versões preliminares ou revisão crítica do conteúdo do artigo;
  • aprovam a versão final do artigo a ser publicado;
  • responsabilizam-se pela autoria, a fim de garantir exatidão e integridade do artigo.

O(s) autor(es) deve(m) apresentar a declaração de existência do conflito de interesse quando for o caso.

Retratação e manifestação de preocupação

O editor tem o dever de agir na suspeita ou alegação de má conduta identificada. Esta investigação se estende tanto às submissões quanto aos artigos publicados. Este periódico tem como instrumento os fluxogramas COPE para apurar fatos e determinar as ações necessárias na resolução dos casos. Também adota os procedimentos de registro de retratação e manifestação de preocupação do Scielo, que têm como base orientações de comitês internacionais especializados na ética em pesquisa.

 

Política de antiplágio

O plágio é a conduta antiética de copiar idéias, processos, resultados ou palavras de outra pessoa sem o reconhecimento explícito da autoria e da fonte original. O autoplágio ocorre quando um autor utiliza parte significativa de trabalho de sua autoria previamente publicado sem usar referências apropriadas. Os autores devem garantir o ineditismo de suas contribuições e a correta citação de proposições que não sejam suas.

Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Esboços: histórias em contextos globais passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

 

Estatísticas

Estatísticas de citação

Verifique quais são os artigos mais citados publicados na Esboços: histórias em contextos globais no Google Acadêmico - Clique aqui 

Estatísticas de acesso

Acesse as estatísticas de acesso e visualizações da esboços através do Awstats (dados de julho de 2008 a junho de 2017) - Clique aqui

Acesse as estatísticas da esboços através do Metabase (Counter e Google Analytics) a partir do ano de 2017 - Clique aqui

 

Mídias sociais

Esboços: histórias em contextos globais está comprometida em aumentar a visibilidade do conteúdo publicado em suas edições por meio de sua página no Facebook. A equipe editorial realiza um pequeno texto de divulgação de todos os artigos, resenhas e entrevistas de cada edição em nossa conta na mídia social e também compartilha as chamadas de artigos, entre outras práticas editoriais.

 

Taxas para submissão e publicação

Esboços: histórias em contextos globais não cobra taxa de submissão e de processamento de artigo (APC).