Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Esboços, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina, é uma revista acadêmica semestral de publicação eletrônica, dedicada a divulgar e debater artigos, pesquisas e enfoques que enriqueçam a produção do conhecimento histórico. Dialogando com diferentes áreas e diferentes teorias, busca colaborar para o aprimoramento de professores, estudantes e pesquisadores. A revista aceita artigos para dossiês temáticos, organizados por professores ligados ao Programa de Pós-Graduação e a convite do Comitê Editorial, bem como, fora dos dossiês, artigos, traduções, entrevistas e resenhas que abordem qualquer tema histórico ou abordagem teórica. A Revista Esboços foi avaliada pela CAPES no sistema QUALIS, em 2013 e 2016, como B1 na área de História, B2 em Educação, Geografia, Arquitetura/Urbanismo e Interdisciplinar e como B3 nas áreas de Planejamento Urbano e Regional/Demografia, Antropologia/Arqueologia, Sociologia, Artes/Música e Serviço Social.

 

 

Políticas de Seção

Sumário

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Contents

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos são de responsabilidade de seus autores. Após prévia avaliação do Conselho Editorial, todos os artigos submetidos serão encaminhados a dois pareceristas; ocorrendo divergência de pareceres, o artigo será encaminhado a um terceiro parecerista. A avaliação é sigilosa e cada autor terá acesso aos pareceres anônimos, devendo, a partir deles, fazer as alterações solicitadas.

 

 

Periodicidade

A revista Esboços tem formato exclusivamente eletrônico. Sua periodicidade é semestral, com publicação esperada para os meses de agosto e dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Preservação Digital / Digital Preservation

Esboços - Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Caso ocorra algum sinistro nos servidores, os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem  arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

The Esboços - Journal of the Graduate Program in History of UFSC is concerned with access to long-term content. In case of a disaster in the servers, the digital files of the magazine are preserved in the Carinian Network, which uses the LOCKSS program. LOCKSS creates a distributed file system between participating libraries, which allows them to create permanent journal files for preservation and restoration.

 

Estatísticas da Revista Esboços

http://stat.esbocos.periodicos.ufsc.br/awstats/awstats.pl