Visconti ou como inventar uma crítica da História graças ao cinema
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7976.2012v19n27p140Resumo
A obra cinematográfica de Lucchino Visconti em sua fase pós-neorrealista foi marcada por grandes filmes de reconstituições de época. Ao levar cenas de diversos períodos históricos para o cinema, Visconti aproveitava sua experiência como encenador de ópera, empregando a música em seus filmes de forma metafórica. Sua narrativa fílmica ganhou, dessa forma, um especial valor interpretativo da História, na medida em que contesta uma versão oficial, feita pelas classes dominantes, que suprime os conflitos sociais e esconde as contradições da época. O presente artigo analisa as relações entre a música e a narrativa fílmica, observando a partir de três filmes, Senso (1954), Morte em Veneza (1971) e Ludwig (1973), o papel da música desempenha no enredo do filme e as variações que em que os temas vão se apresentando de acordo com as ações dramáticas e o estado emocional dos personagens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução dos textos editados pela Esboços: histórias em contextos globais é permitida sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Será pedido aos autores que assinem a licença de acesso aberto antes da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores cedem à revista eletrônica Esboços: histórias em contextos globais (ISSN 2175-7976) os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Essa licença permite que terceiros final remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado desde que atribua o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro).
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.