Visconti ou como inventar uma crítica da História graças ao cinema

Autores

  • Michèle Lagny Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2012v19n27p140

Resumo

A obra cinematográfica de Lucchino Visconti em sua fase pós-neorrealista foi marcada por grandes filmes de reconstituições de época. Ao levar cenas de diversos períodos históricos para o cinema, Visconti aproveitava sua experiência como encenador de ópera, empregando a música em seus filmes de forma metafórica. Sua narrativa fílmica ganhou, dessa forma, um especial valor interpretativo da História, na medida em que contesta uma versão oficial, feita pelas classes dominantes, que suprime os conflitos sociais e esconde as contradições da época. O presente artigo analisa as relações entre a música e a narrativa fílmica, observando a partir de três filmes, Senso (1954), Morte em Veneza (1971) e Ludwig (1973), o papel da música desempenha no enredo do filme e as variações que em que os temas vão se apresentando de acordo com as ações dramáticas e o estado emocional dos personagens.

Biografia do Autor

Michèle Lagny, Universidade do Estado de Santa Catarina

Tradução Prof. Dr. Rafael Rosa Hagemeyer (UDESC). Texto elaborado pela Professora Michèle Lagny a partir de sua palestra realizada em Florianópolis, no Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC, no dia 10 de novembro de 2011, na qual foram exibidos trechos dos filmes neste artigo analisados. A palestra sobre “Cinema e História na obra de Lucchino Visconti” foi parte da Oficina “História e Audiovisual”, atividade de extensão coordenada pelos professores Rafael Rosa Hagemeyer e Márcia Ramos de Oliveira, vinculada ao Laboratório de Imagem e Som (LIS) do Departamento de História da UDESC. O projeto contou também com o apoio do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UDESC), que possibilitou a vinda da professora Langy para proferir a conferência de encerramento do I Seminário Internacional de História do Tempo Presente, realizado em Florianópolis entre 7 e 9 de novembro de 2011.

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Publicado

2012-06-09

Como Citar

Lagny, M. (2012). Visconti ou como inventar uma crítica da História graças ao cinema. Esboços: Histórias Em Contextos Globais, 19(27), 140–149. https://doi.org/10.5007/2175-7976.2012v19n27p140