Comparando e integrando: entre o crescimento econômico, a história global e a grande divergência

Autores

  • Marco Aurélio dos Santos Pós-doutor em História pela Universidade de São Paulo; membro docente do Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema-Mundial (LABMUNDI-USP). https://orcid.org/0000-0002-6266-1694

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2020.e66871

Resumo

O artigo discute o método comparativo-integrativo como ferramenta de análise de estudiosos – tais como Kenneth Pomeranz, André Gunder Frank, Jack Goldstone e John M. Hobson – ligados à perspectiva da Grande Divergência. Esses historiadores, chamados de revisionistas, criticam noções que reputam eurocêntricas sobre o crescimento econômico global entre os anos 1400 e 1800, aproximadamente. Com a comparação e a integração, os revisionistas escrutinaram os fatores holísticos que favoreceram o desenvolvimento do capitalismo histórico, apontando uma perspectiva que permite vislumbrar uma história global com amplas integrações no mundo afro-euro-asiático antes do capitalismo globalizante dos séculos XIX e XXI. Como conclusão, pode-se entender que o desenvolvimento do capitalismo histórico a partir do longo século XVI integrou múltiplos espaços do mundo afro-euro-asiático, que se condicionaram mutuamente, num processo sempre crescente de globalização das relações econômicas e de desenvolvimento de amplas redes comerciais.

Biografia do Autor

Marco Aurélio dos Santos, Pós-doutor em História pela Universidade de São Paulo; membro docente do Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema-Mundial (LABMUNDI-USP).

Doutor em História Social e Pós-doutor em História pela Universidade de São Paulo; membro docente do Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema-Mundial (LABMUNDI-USP)

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Publicado

2020-02-14

Como Citar

Santos, M. A. dos. (2020). Comparando e integrando: entre o crescimento econômico, a história global e a grande divergência. Esboços: Histórias Em Contextos Globais, 27(44), 115–129. https://doi.org/10.5007/2175-7976.2020.e66871

Edição

Seção

Artigo