Apresentação

Autores

  • Sílvio Marcus de Souza Correa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cibele Barbosa Fundação Joaquim Nabuco

Biografia do Autor

Sílvio Marcus de Souza Correa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor pela Westfälische-Wilhelms-Universität Münster (Alemanha), fez estágios de pós-doutorado na Université du Québec à Rimouski (UQAR) e no Institut national de la recherche scientifique (INRS) no Canadá. Foi pesquisador visitante no Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT) de Lisboa (verão 2013) e no Instituto de Estudos Avançados de Paris (2013-2014). Desde 2009 é professor de história da África na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nos últimos anos, esteve em missão de trabalho na Namíbia (2012), Senegal (2014), em Angola (2015) e no Togo (2017). Suas pesquisas mais recentes tratam da história visual do colonialismo. Atualmente, é sub-coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC.

Cibele Barbosa, Fundação Joaquim Nabuco

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), mestrado e doutorado na Universidade Paris IV-Sorbonne. Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Historiografia do século XX e Pensamento Social Brasileiro atuando principalmente nos seguintes temas: Etnicidade, Historia Afro-Brasileira, Historiografia e História Intelectual . É Pesquisadora Adjunta da Fundação Joaquim Nabuco/MEC. Foi coordenadora de Documentação e Pesquisas Históricas da Fundação Joaquim Nabuco entre 2012 e 2014.Atualmente coordena o Programa Institucional Educação e Relações Étnico-raciais da Fundaj.

Downloads

Publicado

2018-10-22

Como Citar

Correa, S. M. de S., & Barbosa, C. (2018). Apresentação. Esboços: Histórias Em Contextos Globais, 25(39), 1–3. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/57691