Theodor W. Adorno: imagens do feminino nas Minima Moralia

Autores

  • Franciele Bete Petry Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1677-2954.2014v13n2p339

Resumo

O texto pretende explorar a temática das imagens do feminino nas Minima Moralia: reflexões a partir da vida danificada de Theodor W. Adorno. Nesta obra, está presente uma crítica à forma como a racionalidade instrumental desenvolveu-se na sociedade, tendo como conseqüência a danificação da subjetividade. Também a esfera particular da vida foi afetada, sendo marcada pela violência, dominação e falsidade. Nesse sentido, a crítica feita por Adorno mostra-se instigante para se pensar as imagens associadas às mulheres na sociedade, à identidade e subjetividade femininas, construídas dentro de uma sociedade patriarcal. Contudo, a reflexão adorniana não pode ser reduzida a uma questão de gênero, pois a violência não é marca exclusiva da repressão feminina, antes, uma qualidade inerente à sociedade capitalista dentro da qual a emancipação, seja ela feminina ou não, encontra obstáculos para sua realização.

 

Biografia do Autor

Franciele Bete Petry, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Adjunta do Departamento de Estudos Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Filosofia e em Educação pela UFSC (2011).

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Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Artigos