Projeto sábado no campus esportes adaptados: dando visibilidade ao serviço extensionista na UFSC
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7nespp77Resumo
No cenário acadêmico, encontrar cursos que disponibilizam discussões sobre temas voltados às pessoas com deficiência ainda não é uma realidade para muitas Instituições de Ensino Superior. Gerenciar propostas e ações para este segmento não nos parece tão fácil. Várias são as dificuldades: de relacionamentos individuais e coletivos; de estrutura organizacional das instituições; e de gestar, criar e disseminar novos conhecimentos para se trabalhar com esta população. Oferecer serviços acadêmicos de extensão a essa população permite identificar, preparar, atuar e disseminar constantemente novos conhecimentos; conhecimentos estes fundamentais para propor aos usuários deste serviço melhorias na qualidade de vida, bem como contribuir, também, na formação dos futuros profissionais para atender esta demanda da população. Este estudo busca abordar a importância dos serviços acadêmicos de extensão para esta população. Primeiro, serão apresentados conceitos sobre prestação de serviços, extensão universitária, pessoas com deficiência, e, num segundo momento, abordaremos a importância dos serviços prestados pela universidade para grupos especiais e a sua relação com a aquisição do conhecimento.No cenário acadêmico, encontrar cursos que disponibilizam discussões sobre temas voltados às pessoas com deficiência ainda não é uma realidade para muitas Instituições de Ensino Superior. Gerenciar propostas e ações para este segmento não nos parece tão fácil. Várias são as dificuldades: de relacionamentos individuais e coletivos; de estrutura organizacional das instituições; e de gestar, criar e disseminar novos conhecimentos para se trabalhar com esta população. Oferecer serviços acadêmicos de extensão a essa população permite identificar, preparar, atuar e disseminar constantemente novos conhecimentos; conhecimentos estes fundamentais para propor aos usuários deste serviço melhorias na qualidade de vida, bem como contribuir, também, na formação dos futuros profissionais para atender esta demanda da população. Este estudo busca abordar a importância dos serviços acadêmicos de extensão para esta população. Primeiro, serão apresentados conceitos sobre prestação de serviços, extensão universitária, pessoas com deficiência, e, num segundo momento, abordaremos a importância dos serviços prestados pela universidade para grupos especiais e a sua relação com a aquisição do conhecimento.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.