A psicologia como mediadora na formação de jovens leitores

Autores

  • Ana Cláudia Fagundes Miguel de Souza Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus Assis/SP.
  • Gabriela de Sousa Gibim Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus Assis/SP.
  • Cláudia Aparecida Valderramas Gomes Professor Assistente Doutor em Psicologia na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus Assis/SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n24p153

Resumo

Este texto relata o trabalho realizado por graduandas de Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras de Assis – Unesp, por meio de uma experiência de ação mediadora do contato de adolescentes com a leitura, realizada entre 2013-2014 em uma entidade assistencial. Para tanto, optou-se pela Psicologia Histórico-Cultural e por elementos da pedagogia de Paulo Freire como referências teóricas para as ações práticas: oficinas que abordaram a leitura de maneira alternativa ao modelo escolar tradicional, possibilitando a compreensão deste campo de saber por meio da relação interpessoal grupal. Os resultados desta experiência indicam que a Psicologia pode contribuir como mediadora em espaços educativos valorizando e enriquecendo a relação com esse elemento fundamental da cultura humana que é a leitura. Outrossim, reitera-se a importância de o psicólogo conhecer as limitações das práticas escolares tradicionais, que têm comprometido a formação crítica dos estudantes, de modo a poder contribuir para a mudança desse quadro.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Fagundes Miguel de Souza, Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus Assis/SP.

Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus Assis/SP. Atua na área da Psicologia Social e Educacional, com ênfase no campo da Assistência Social, políticas públicas de atendimento da criança e do adolescente e práticas de incentivo a leitura para a população juvenil. Desenvolve pesquisa de Iniciação Científica sobre o tema do trabalho em rede na Assistência Social.

Gabriela de Sousa Gibim, Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus Assis/SP.

Graduanda de Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Câmpus de Assis (FCL- Assis). Possui atuação em projetos de extensão com público infantil e adolescente na área de Psicologia, trabalhando, principalmente, os seguintes eixos temáticos: leitura, juventude e cultura

Cláudia Aparecida Valderramas Gomes, Professor Assistente Doutor em Psicologia na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus Assis/SP

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru, com Mestrado e Doutorado em Educação - Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília. Docente no curso de Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Assis - área de conhecimento Psicologia e Sociedade. Áreas de estudos e pesquisas: Psicologia Histórico-Cultural, Psicologia da Educação, Desenvolvimento humano, Infância. Integra os Grupos de Pesquisas Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural - UNESP/Campus de Marília-SP e Epistemologia e Psicologia: processos e contextos de desenvolvimento humano - UNESP/Campus de Assis-SP, certificados pelo CNPq.

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Publicado

2016-12-23