Divulgação científica: analisando modelos de comunicação da ciência e tecnologia e implicações para o letramento científico e tecnológico

Autores

  • Ruth do Nascimento Firme Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Priscila do Nascimento Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n24p19

Resumo

Neste estudo temos como objetivos identificar modelos de comunicação de ciência e tecnologia em atividades de divulgação científica, desenvolvidas através de palestras, no contexto de um projeto de extensão, em duas escolas públicas estaduais da região metropolitana do Recife-PE ao longo de 2015 e analisar implicações para o letramento científico e tecnológico dos alunos. Para análise, selecionamos as palestras “Ciência, Tecnologia e uma Sociedade Sustentável” e “Ciência, Tecnologia e os conflitos ambientais: o caso de Suape”, e consideramos os modelos de comunicação de ciência e tecnologia como categorias analíticas.Nas análises empreendidas identificamos predominantemente os modelos de comunicação contextual, experiência leiga e participação pública. Nesta direção, as atividades de divulgação científica se constituíram como ferramenta para o letramento científico e tecnológico dos alunos ao tempo em que as palestras contribuíram, por exemplo, para compreensão da ciência e da tecnologia como atividades humanas que influenciam e sofrem influência da sociedade.

 

 

Biografia do Autor

Ruth do Nascimento Firme, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora da área de ensino de química no curso de licenciatura em Química. Departamento de Química. UFRPE.

Priscila do Nascimento Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Licencianda do curso de Licenciatura em Química. Departamento de Química, UFRPE.

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Publicado

2016-12-23