A promoção dos direitos humanos em uma instituição de ensino superior: relato de experiência do Projeto Diversidade

Autores

  • Jéferson Luis Staudt Universidade Feevale
  • André Luiz dos Santos Silva Centro Universitário Metodista do Sul - IPA Universidade Feevale, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n25p124

Resumo

Esse texto apresenta, assim como avalia as intervenções e o legado do Projeto Diversidade que foi desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos do Diretório Central dos Estudantes de uma Instituição de Ensino Superior localizada no município de Novo Hamburgo-RS. Tendo como eixo metodológico as teorizações advindas dos Estudos Culturais, esse projeto objetivou representar e acolher identidades étnico-raciais, de gênero e de orientação sexual com fins a promoção dos direitos humanos e da cidadania na e pela Instituição. Para tanto, o Projeto Diversidade desenvolveu atividades como forma de representação dessas minorias políticas. Enquanto proposta política e social; o Projeto Diversidade oportunizou espaços privilegiados de discussão política sobre racismo, machismo e homofobia, fomentando a positivação de identidades étnicas e de gênero, enquanto proposta educativa; ofereceu subsídios teóricos e práticos para que licenciandos/as pudessem promover práticas pedagógicas com fins à promoção da igualdade social, da cidadania e dos direitos humanos em outras instituições de ensino.

Biografia do Autor

Jéferson Luis Staudt, Universidade Feevale

Licenciado em Educação Física pela Universidade Feevale; Mestrando em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale.

André Luiz dos Santos Silva, Centro Universitário Metodista do Sul - IPA Universidade Feevale, Rio Grande do Sul

Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e Pedagogia na Universidade Feevale. Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no Centro Universitário Metodista do Sul - IPA.

Downloads

Publicado

2017-06-14