A preparação de uma equipe do Projeto Rondon: na perspectiva dos elementos positivos

Autores

  • Renan Valério Eduvirgem Universidade Estadual de Maringá/Mestrando em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE-UEM). http://orcid.org/0000-0002-9830-869X
  • Kimberli Pauline Berwig Universidade Estadual de Maringá - Aluna de graduação em Engenharia de Alimentos.
  • André Gustavo da Cunha Ramalho Universidade Federal do Pampa - Graduando em Geologia.
  • Fernando de Souza Silva Universidade Estadual de Maringá - Graduando em Engenharia de Produção.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n25p203

Resumo

Neste trabalho são apresentados quatro elementos considerados como positivos na preparação dos rondonistas de uma IES pública e que se espera que possam ser úteis para outras equipes. Em uma IES pública, a verba para tais finalidades é escassa e seu processo de obtenção é burocrático. Por fim, foram levantados R$ 1.275,00 líquidos com a venda de 150 pizzas. O segundo elemento, foi uma capacitação em liderança facilitadora, fruto de uma parceria com uma consultoria em desenvolvimento de pessoas. O terceiro elemento positivo foi um resultado da busca pela capacitação da equipe: a aproximação dos rondonistas com a comunidade do entorno da universidade. O último, e não menos importante ponto a destacar foi o envolvimento de suplentes (professor e aluno) nas ações de capacitação. O objetivo era que em caso de necessidade de assumir o posto de alguém, eles já estivessem envolvidos com o projeto.

Biografia do Autor

Renan Valério Eduvirgem, Universidade Estadual de Maringá/Mestrando em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE-UEM).

Graduado em Geografia (Bacharelado - 2015) e (Licenciatura - 2015) na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Atualmente cursa Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PGE-UEM), também é aluno da turma de Especialização em Arqueologia ofertada pelo (DGE-UEM). Bolsista da Fundação CAPES.

Kimberli Pauline Berwig, Universidade Estadual de Maringá - Aluna de graduação em Engenharia de Alimentos.

Atualmente é aluna de graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Maringá, sendo também bolsista de iniciação científica CNPq.

André Gustavo da Cunha Ramalho, Universidade Federal do Pampa - Graduando em Geologia.

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2012-2016). Graduando Geologia pela Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Geociências.

Fernando de Souza Silva, Universidade Estadual de Maringá - Graduando em Engenharia de Produção.

Estuda Engenharia de Produção na Universidade Estadual de Maringá.

Referências

ALBUQUERQUE, José Oliveira de. Horta Comunitária de Maringá: Inclusão Social e Produtiva. Federação Indústrias Estado do Paraná. 2012. Disponível em: <http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana/>. Acesso em: 15 ago. 2015.

PORTAL EDUCAÇÃO. O líder age como um facilitador. Disponível em: . Acesso em 15 nov 2016.

SANTOS, Maria da Soledade Simeão dos; MENDES, Isabel Amélia Costa. Projeto Rondon: a metodologia educativo assistencial de trabalho dos estagiários universitários. Esc. Anna Nery R. Enf, v.9, n.1, p.124-137, 2005.

VENDRAMINI, P. Liderança e mudança organizacional: as categorias essenciais do líder facilitador. 2000. 225 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2000.

Downloads

Publicado

2017-06-14