Um olhar sobre o relato de experiência do II Biovertentes: evento acadêmico-científico do curso de ciências biológicas do Centro Universitário Jorge Amado

Autores

  • Wagner Pereira Silva Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Joicelene Regina Lima da Paz Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE-BA) (2008). Mestre em Botânica pelo Programa de Pós-Graduação em Botânica (PPG/Bot) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS-BA) (2011). Atualmente é aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Botânica (PPG-BOT) pela Universidade de Brasília (UnB-DF).
  • Clarissa Cunha Santana Bacharel e licenciada em biologia pelo Centro Universitário Jorge Amado (2008 e 2010). Mestrado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pela Fundação Oswaldo Cruz - Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - CPqGM - Fiocruz/Bahia, com trabalhos na área de quimioterapia antiparasitária, educação e ecologia vegetal. Atualmente professora de instituição técnica em saúde.
  • Marcus Vinicius Peralva Santos Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (2008) e Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais (2010) pelo Centro Universitário Jorge Amado e Mestrado (2012) em Geologia pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é aluno de doutorado em Geologia também pela Universidade Federal da Bahia.
  • Laene Silva Araujo Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Zoologia, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É bacharel e licenciada em Ciências Biológicas. Possui experiência na área de Ecologia, com ênfase em polinização, biologia e morfologia floral e de visitantes florais, biologia reprodutiva, coleta, observação e montagem de visitantes florais.
  • Wemerson Brandão Moreira Centro Universitário Jorge Amado

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n22p102

Resumo

A iniciativa da realização de eventos acadêmico-científicos assume um papel de grande importância no processo da comunicação científica, devendo ser amplamente fomentada entre as instituições de ensino e pesquisa. O II BioVertentes – UNIJORGE representou uma iniciativa pioneira consolidada de ex-alunos institucionais, promovendo um espaço aberto às discussões e questionamentos e novas perspectivas das áreas das Ciências Biológicas. Com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre inscritos, palestrantes, monitores e comissão organizadora, o evento foi bem sucedido no âmbito acadêmico, além de contarmos com a arrecadação de 290 kg de alimentos não perecíveis doados à Instituição carente. Apesar da boa satisfação do público, para as próximas edições do evento, alguns aspectos podem ser melhorados, tais como, divulgação, apoio, patrocínio e palestrantes, com o intuito de tornar-se um evento acadêmico anual institucional, aberto ao público, de estudantes e profissionais da área, interno e externo.

Biografia do Autor

Wagner Pereira Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (2009) pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Mestre em Zoologia (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é aluno de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPG-ZOO) pela Universidade de Brasília (UnB-DF).

Wemerson Brandão Moreira, Centro Universitário Jorge Amado

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Jorge Amado. Possui experiência no ensino de Biologia em instituições de ensino fundamental e médio, além de experiência como pesquisador em estudos sobre Ecologia da Polinização e Componentes Biogênicos em grupos de iniciação científica.

Downloads

Publicado

2016-05-05