Educação ambiental em gestão de resíduos e uso de biodigestor em escola pública de Florianópolis

Autores

  • Stéfano Gomes Kretzer Universidade Federal da Santa Catarina
  • Alberto Kazushi Nagaoka Universidade Federal da Santa Catarina
  • Thiago Ezio Moreira Universidade Federal da Santa Catarina
  • Fernando Cesar Bauer Universidade Federal da Santa Catarina
  • José Guilherme Cesário Pereira Pinto Universidade Federal da Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2015v12n19p2

Resumo

 

 

A educação básica pode ser vista como a principal etapa do desenvolvimento pessoal, onde deve ser abordada a educação ambiental como processo educativo e o desenvolvimento integral da criança, trazendo assim novos conhecimentos. Visando melhorias nas condições e qualidade de vida, o presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância da gestão ambiental, abordando a seletividade do lixo, fontes de energia, como minimizar o descarte incorreto de resíduos orgânicos e inorgânicos e sua reutilização para crianças de uma escola de educação básica municipal de Florianópolis. Para maior compreensão dos participantes, foram realizadas visitas de campo, palestras e utilização de material didático, como maquetes e biodigestores em miniatura, sendo que todos contribuíram com suas experiências, opiniões e dúvidas, promovendo maior eficiência do trabalho, sempre buscando uma gestão participativa. Todos compartilharam na construção de um biodigestor em forma de oficina teórico-prática através de métodos simples e acessíveis, o mesmo foi abastecido por restos orgânicos provenientes da cozinha da escola. Os resultados indicaram que o tema ambiental abordado é de grande importância nas escolas, além de realizar programas de eco alfabetização com grande enfoque em sala de aula, os jovens se sensibilizam com essas questões, o que pode ser fruto da atuação de uma educação ambiental eficaz e esclarecedora. Dessa maneira, conclui-se que a parceria entre universidade, com educação ambiental e escolas do ensino fundamental, com uma gestão participativa é um bom caminho para incorporação de novas práticas e fortalecimento da consciência ecológica.

Biografia do Autor

Stéfano Gomes Kretzer, Universidade Federal da Santa Catarina

Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Mecanização agrícola, agricultura de precisão e energia renovável.

Alberto Kazushi Nagaoka, Universidade Federal da Santa Catarina

Doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2001)
Trabalha no FLORAM - Revista Floresta e Ambiente 

Thiago Ezio Moreira, Universidade Federal da Santa Catarina

Curso de curta duração em Gestão Administrativa da Propriedade Rural pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil(2014)
Monitoria da Universidade Federal de Santa Catarina , Brasil

Fernando Cesar Bauer, Universidade Federal da Santa Catarina

Doutorado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2002)
Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina , Brasil

José Guilherme Cesário Pereira Pinto, Universidade Federal da Santa Catarina

Tem experiência na área de Agronomia.

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Publicado

2015-10-29