Aplicação do scrum no desenvolvimento da proposta de trabalho do Projeto Rondon na visão de um rondonista universitário

Eliel Sousa Santos, Adani Cusin Sacilotti

Resumo


Este artigo consiste em um breve estudo sobre a metodologia de gerenciamento de projetos Scrum, suas práticas e aplicações, e um breve relato sobre o desenvolvimento da proposta de trabalho do Projeto Rondon dentro da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí – Deputado Ary Fossen. Observou-se a necessidade de implantar uma metodologia de gerenciamento de projetos, que abordasse aspectos logísticos, organizacionais e cronológicos atrelados às etapas de seu desenvolvimento. Desta forma, os processos foram expostos e mostraram de que forma a implantação da metodologia de gerenciamento de projetos ágeis Scrum foi implementada, seu desenvolvimento e dificuldades enfrentadas. O objetivo de utilizar essa metodologia está na busca de tornar os processos mais iterativos e eficientes, o que também contribui para que esta proposta apresente melhor qualidade nos seus resultados. Diante disso, foi possível concluir que esta é uma preocupação constante, pois a instituição não disponibilizava de muitas verbas, necessitando de um bom gerenciamento de ações para o seu sucesso na prática.


Palavras-chave


Projeto de extensão; Desenvolvimento; Gerenciamento de projeto; Metodologias ágeis; Integração

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Defesa. Projeto Rondon. Disponível em: . Acesso em: 11 jun. 2015.

______. Ministério da Defesa. Projeto Rondon. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2015.

______. Ministério da defesa. Relatório da VII Reunião Anual de Professores do Projeto Rondon. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2015.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

KNIBERG, H. Scrum e XP direto das trincheiras: como nós fazemos scrum. Editora INFOQ, 2007.

KOSCIANSKI, A; SOARES, M. S. Qualidade de Software: aprenda as metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software. São Paulo: Editora Novatec, 2006.

PEDRAZZI, V.; YAMAMOTO, M. M. A necessidade de ações articuladas na cultura e extensão. Revista de Cultura e Extensão da USP, v.10, p. 43-50, nov. 2013.

RICARDO, G. S.; MAFRA, A. L. Perspectivas da Extensão Universitária no projeto troca de saberes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Revista de Cultura e Extensão da USP, v.10, p. 43-50, nov. 2013.

SCHWABER, K.; SUTHERLAND, J. Guia do Scrum. Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2015.




DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p36



Extensio: R. Eletr. de Extensão, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1807-0221.