Teoria e prática na oficina de expressão gráfico-visual para multiplicadores

Autores

  • Richard Perassi Sousa UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7n10p90

Resumo

Este texto apresenta as razões teóricas e os procedimentos que estruturam as práticas de livre expressão artística no trabalho com adolescentes e com adultos. O objetivo é indicar e justificar a teoria, os procedimentos pedagógicos e as atividades práticas desenvolvidas junto a multiplicadores para liberação da expressividade plástica e gráfica, como exercício de manifestação pessoal no contexto social. O método adotado prevê a justificativa teórica e o desenvolvimento de atividades de expressão artística gráfico-visual, como campo de interação entre o sujeito expressivo e seu universo interior. Essas atividades são motivadas pela necessidade de expressão, que é inerente aos seres humanos, requerendo do ministrante e dos participantes planejamento e organização. Por isso, além da finalidade auto-expressiva, as atividades propostas servem de princípio organizador do sujeito expressivo para vida social e o mundo do trabalho. Aqui são retomadas as questões pertinentes ao campo teórico-prático das teorias “Livre Expressão” e “Educação através da Arte”.  Os procedimentos aqui descritos foram desenvolvidos com professores, artistas e outros participantes da “Oficina de Expressão Gráfico-Visual para Multiplicadores” realizada no Departamento de Arte e Cultura (DAC/UFSC), dentro do Projeto Arte na Escola, nos anos de 2008 e 2009.

Biografia do Autor

Richard Perassi Sousa, UFSC

Professor do Departamento de Expressão Gráfica -CCE/UFSC, atuante nos cursos de graduação e mestrado em Design e no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestãodo Conhecimento - UFSC.

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Publicado

2010-12-27