Universidade da terceira idade, compromisso social e compromisso institucional
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n27p4Resumo
Este artigo visa trazer reflexões sobre o compromisso social dos programas de educação permanente voltados aos idosos nas universidades frente ao compromisso institucional destas para com seus programas. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, regatou-se conceitos de responsabilidade e compromisso social e identificou-se o idoso na universidade dentro da legislação federal. Realizou-se um levantamento dos programas de educação permanente com pelo menos 20 anos em 2016, voltados aos idosos, nas 63 universidades públicas federais brasileiras, encontrando-se 17 casos. Destes, 9 Pró-Reitores de Extensão e um Diretor de Unidade aceitaram participar de entrevistas por Skype ou telefone no segundo semestre de 2016, concretizando o objetivo de descrever a visão de autoridades universitárias sobre o tipo de apoio institucional para o funcionamento dos programas. Apesar de perceber a relevância dos mesmos para o entorno e para a própria universidade, o compromisso institucional ainda está aquém do necessário.
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