A educação permanente protagonizada pelo idoso na universidade aberta para a terceira idade/UEPG

Autores

  • Rita de Cássia da Silva Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Paola Andressa Scortegagna Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Flávia Oliveira Alves da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n27p19

Resumo

A pirâmide etária brasileira registra um envelhecimento populacional. Evidencia-se hoje o Paradigma do Envelhecimento Ativo, no qual a educação assume relevância. As universidades brasileiras têm oferecido projetos/programas específicos para o idoso, que são as Universidades Abertas para a Terceira Idade. Concentram-se na valorização do idoso, colocando-o no centro do processo educativo. Este artigo objetiva apresentar o Programa da UATI/UEPG; explicitar os objetivos e a estrutura desta ação extensionista. Esta pesquisa foi bibliográfica e documental. A Universidade Estadual de Ponta Grossa criou a UATI em 1992. A UATI baseia-se em 4 eixos articuladores, oferece disciplinas teóricas e práticas, nas diferentes áreas do conhecimento, totalizando 240 horas. O programa da UATI é composto pelos Cursos da Universidade Aberta para a Terceira idade e o Curso da Universidade Continuada para a Terceira Idade. A UATI é um programa de sucesso e reconhecimento social e acadêmico, nos seus 26 anos de atividades.

Biografia do Autor

Rita de Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedagoga. Gerontóloga. Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Paola Andressa Scortegagna, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedagoga. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Flávia Oliveira Alves da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Advogada. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora da Universidade Aberta para a Terceira Idade da UEPG. 

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

BRASIL. Lei n. 10741 de 1 de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso. Brasília, 2003.

CREF1 – RJ-ES. Estatuto do Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região. Disponível em: http://www.cref1.org.br/estatuto_TIT_II.php. Acesso em: 23 de julho de 2012.

DUMAZEDIER, J. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 1973.

MACHADO, E.; POMPEO, W.A.H. Cidadania e (In)Segurança Pública: o papel das polícias na proteção dos direitos do idoso. In: D’ALENCAR, R.S.; POMPEO, W.A.H. A cidadania na perspectiva da velhice; desafios cotidianos para viver com dignidade. Ilhéus: EDITUS, 2016.

MOSQUERA, J. J. M. Educação: novas perspectivas. Porto Alegre: Sulina, 1975.

OLIVEIRA, R. C. S. Terceira Idade: do repensar dos limites aos sonhos possíveis. Campinas: Papirus, 1999.

OLIVEIRA, R. C. S.; OLIVEIRA, F. S.; SCORTEGAGNA, P. A. Universidade Aberta para a Terceira Idade: a extensão como meio de inserção do idoso no contexto universitário. Assis: Storbem, 2012.

OLIVEIRA, R.C.S, SCORTEGAGNA, P.A., OLIVEIRA, F.S Extensão universitária: perspectivas e ações para a terceira idade. In: OLIVEIRA, R.C.S, SCORTEGAGNA, P.A. Universidade Aberta para a Terceira Idade: o idoso como protagonista na extensão universitária. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2015.

OLIVEIRA, R.C.S, SCORTEGAGNA, P.A., OLIVEIRA, F.S A Universidade Aberta para a Terceira Idade na UEPG/Brasil: o idoso no contexto extensionista da universidade. In: OLIVEIRA, R.C.S, SCORTEGAGNA, P.A. Universidade Aberta para a Terceira Idade: o idoso como protagonista na extensão universitária. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2015.

PINTO, A. V. Sete lições sobre educação de adultos. 16 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, N.L., VERGARA, M.A., SILVA, R.E. As memórias e saberes de pessoas idosas no espaço universitário: estudo sobre o Núcleo de Pesquisas e Ações da Terceira idade. São Cristóvão: Ed. UFS, 2015.

WHOQOL GROUP. WHOQOL: Measuring quality of life. 1994. Disponível em: < www. who.int/mental_health>. Acesso em 10 jan 2012.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO/OMS). Saúde. s/d. Disponível em: http://www.who.int/topics/nutrition/en/. Acesso em 18 de agosto de 2012.

YUNI, J.A. Notas sobre el presente y el devenir de la educación de adultos mayores como proyecto de cambio cultural. In: OLIVEIRA, R.C.S., SCORTEGAGNA, P.A., CURY, M.J.F.A velhice e o envelhecimento no contexto ibero-americano. Cascavel: EDUNIOESTE, 2016.

Downloads

Publicado

2017-12-20