Tecnologias desenvolvidas pelas instituições de ensino superior para idosos com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n27p55Resumo
Introdução: Com o aumento do envelhecimento populacional e das Doenças Crônicas Não Transmissíveis é cada vez mais prevalente pessoas idosas com deficiência. Consoante, as instituições formadoras na área da saúde devem preparar os futuros profissionais para estas demandas desenvolvendo oportunidades de aprendizado e novas tecnologias de cuidado. Objetivo: investigar as tecnologias de cuidado ao idoso com deficiência nas Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos na área da saúde na região da Grande Florianópolis/SC. Método: pesquisa mista exploratório-descritiva realizada com 26 coordenadores de cursos de saúde das IES da Grande Florianópolis/ de novembro/2016 a abril/2017. Os dados foram coletados mediante questionário estruturado e submetidos à análise temática de conteúdo de Minayo. Os resultados foram discutidos à luz da literatura pertinente. Resultados: dos atendimentos realizados 86% dos cursos o desenvolvem somente para idosos e 59% para idoso com deficiência. Quanto aos projetos de pesquisa e extensão 72,7% dos cursos realizam projetos para pessoas idosas e 50% especificamente para idosos com deficiência. No quesito atividades de lazer 23% dos coordenadores responderam que as realizam para o público idoso e 18% ao idoso com deficiência. Conclusões: a maioria dos cursos de graduação na área da saúde desenvolve tecnologias de cuidado relacionadas ao envelhecimento e deficiências, mas relacioná-los ao currículo, pesquisa e extensão ainda são incipientes, considerando a problemática populacional emergente no Brasil.
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