Caderno Brasileiro de Ensino de Física

O Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) é uma publicação do Departamento de Física da UFSC, desde dezembro de 1984. É um periódico quadrimestral, arbitrado, indexado, direcionado prioritariamente para os cursos de formação de professores de Física e amplamente utilizado em pós-graduações em Ensino de Ciências/Física, em cursos de aperfeiçoamento para professores do Nível Médio, bem como em cursos de Licenciatura em Física.


O CBEF passa a contar com cinco novas seções que visam contemplar temas atuais que vêm sendo pesquisados nas áreas de ensino de Física e de educação em Ciências:

- Ensino e Aprendizagem de Ciências/Física,

Desenvolvimento de Materiais Educativos,

- Formação de Professores de Ciências/Física,

- História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física e

- Currículo de Ciências/Física.

Quatro seções relacionam-se a pesquisas teóricas ou empíricas e uma a materiais educativos desenvolvidos em diálogo com bases teóricas e metodológicas do ensino de Ciências/Física. Com essa nova organização da revista, pretende-se contribuir para uma maior inclusão de trabalhos e para melhor representar o estado da arte da pesquisa em ensino de Ciências/Física.

Notícias

 

Notas de Aula da disciplina "Evolução dos Conceitos da Física", ministrada pelo prof. João Zanetic no Instituto de Física da USP, durante vários anos

 

O material foi revisado e disponibilizado no link:

<http://fep.if.usp.br/~profis/prod_docente.html>

(clicando em "Notas de aula")

Há uma Apresentação que detalha um pouco mais o trabalho recente de revisão.

 

 
Publicado: 2020-09-10
 
Outras notícias...

v. 37, n. 2 (2020)

Sumário

Editorial

Editorial: Reflexões Político-Curriculares sobre a Importância da História das Ciências no Contexto da Crise da Modernidade
Ivã Gurgel
333-350

Pesquisa em Ensino de Física

Monikeli Wippel, Camila Silveira
351-368
Kaluti Moraes, Leonardo Heidemann, Tobias Espinosa
369-405
Rafael Felipe Pszybylski, Marcelo Souza Motta, Marco Aurélio Kalinke
406-427
Giselle Watanabe, Maria Regina Dubeux Kawamura
428-454
Jéssica Taynara Martins, Elrismar Gomes Oliveira
455-478
Maria José Pereira Monteiro de Almeida, Roberto Nardi, Fabiano Willian Parma
479-493

História e Filosofia da Ciência

Washington Luiz Raposo, José Claudio Reis
494-530
Ricardo Capiberibe Nunes, Wellington Pereira de Queirós
531-573
José Fernando Moura Rocha
574-592

Formação inicial e continuada do professor de Física

Aguinaldo Capeletti Moura, Alice Assis
593-618
Yeison Javier Cuesta Beltrán
619-661

Relatos e propostas de experiências didáticas

Samuel dos Santos Feitosa, Khennya Maria Araujo, Marcelo Souza da Silva, Francisco Augusto Silva Nobre
662-694
Ricardo Rangel Guimarães, Neusa Teresinha Massoni
695-717
Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima
718-729
Alexandre F. Faria, Arnaldo M. Vaz
730-750
Yasmin Alves dos Reis Silva, Larruana Montanha, Maxwell Roger da Purificação Siqueira
PDF
751-781
Paulo Henrique dos Santos Sartori, Graciela de Lima Freitas
782-806
Guilherme Frederico Marranghello, Márcia Maria Lucchese, Ângela Maria Hartmann
807-827

Atividades experimentais no ensino de Física

Ivanor Nunes Oliveira, Jorge Anderson P. Ramos, Wilton Lacerda Silva, Valteni Douglas Chaves, Clênia Andrade Oliveira de Melo
828-848
Alexandre Luis Junges, Alexandre José Bühler, Neusa Teresinha Massoni, Álisson Francisco Schneider Siebeneichler
849-864
Guilherme Almeida Montoli, João dos Santos Cabral Neto
865-878
André Luíz Alves, Yohannes Benincá Motta, Antônio Carlos Barbosa Zancanella
879-908
Alisson Cristian Giacomelli, Carlos Juarez Souza da Silva, Cleci Teresinha Werner da Rosa
909-924
R G. Soares, Helio Salim de Amorim
925-943
Victor Abath da Silva, Frederico Alan de Oliveira Cruz
944-956

Bases Teóricas e Metodológicas do Ensino de Física mediadas por TICs

Rafael del Transito Silva Córdova, Ester López Donoso
957-970

Espaços não formais no ensino de Física

Thiago da Silva Santos, Marcelo Gomes Germano
971-1003

Resenha

Romualdo S. Silva Jr
1004-1009