Caderno Brasileiro de Ensino de Física

O Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) é uma publicação do Departamento de Física da UFSC, desde dezembro de 1984. É um periódico quadrimestral, arbitrado, indexado, direcionado prioritariamente para os cursos de formação de professores de Física e amplamente utilizado em pós-graduações em Ensino de Ciências/Física, em cursos de aperfeiçoamento para professores do Nível Médio, bem como em cursos de Licenciatura em Física.


O CBEF passa a contar com cinco novas seções que visam contemplar temas atuais que vêm sendo pesquisados nas áreas de ensino de Física e de educação em Ciências:

- Desenvolvimento de Materiais Educativos,

- Ensino e Aprendizagem de Ciências/Física,

- Formação de Professores de Ciências/Física,

- História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física e

- Currículo de Ciências/Física.

Quatro seções relacionam-se a pesquisas teóricas ou empíricas e uma a materiais educativos desenvolvidos em diálogo com bases teóricas e metodológicas do ensino de Ciências/Física. Com essa nova organização da revista, pretende-se contribuir para uma maior inclusão de trabalhos e para melhor representar o estado da arte da pesquisa em ensino de Ciências/Física.

Notícias

 

Memorial do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)

 

O Memorial do PNLD foi constituído a partir de uma demanda do MEC à UFRN e, em particular, ao Departamento de História por seu investimento na organização, preservação e acessibilidade de acervos.

 
Publicado: 2020-06-18 Mais...
 
Outras notícias...

v. 37, n. 1 (2020)

Sumário

Editorial

Marta Maximo Pereira
1-5

Pesquisa em Ensino de Física

Nancy Nazareth Gatzke Corrêa, Marinez Meneghello Passos, Hugo Emmanuel da Rosa Corrêa, Sergio de Mello Arruda
6-26
Cleci Teresinha Werner da Rosa, Marivane de Oliveira Biazus, Luiz Marcelo Darroz
27-50
João Mauro da Silva Júnior, Geide Rosa Coelho
51-78
Stela Silva Lima, Marta Maria Pontin Darsie, Geison Jader Mello
79-104
João Fernandes, Michele Hidemi Ueno Guimarães, André Robert, Marinez Meneghello Passos
105-126
Jamili de Paula, Newton Figueiredo, Denise Pereira de Alcantara Ferraz
127-145

História e Filosofia da Ciência

José Guilherme Licio, Cibelle Celestino Silva
146-172
Taina de Araujo Carvalho, José Claudio Reis
173-196
Rilavia Almeida de Oliveira, André Ferrer Pinto Martins, Ana Paula Bispo da Silva
197-218
Alex Lino
219-241

Relatos e propostas de experiências didáticas

Márcia da Costa, Irinéa de Lourdes
242-262

Atividades experimentais no ensino de Física

Esteban Guillermo Szigety, Luis Jaime Bernal, Luis Bilbao, Gabriel Horacio Pérez
263-282

Espaços não formais no ensino de Física

Matheus Barros, Silvia Martins
283-314
Carlos H. Coimbra-Araujo, Raquel A. Speck, Gabriela K. Ferreira, Roberta C. Bartelmebs, Danilene G. D. Berticelli, Geocris R. Santos, Marcos A. Schreiner, Helio H. L. C. Monte-Alto, Camila Tonezer, Isac G. Rosset, Arthur William de Brito Bergold
315-331