A argumentação no discurso de um professor e seus estudantes sobre um tópico de mecânica newtoniana

Autores

  • Rodrigo Drumond Vieira UFMG - Minas Gerais
  • Silvania Sousa do Nascimento UNICAMP - São Paulo

Resumo

Neste artigo consideramos algumas contribuições aos processos de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Física à luz de um referencial teórico argumentativo (BILLIG, 1996) com bases avaliativas (TOULMIN, 1958). Para tanto, foi selecionado e analisado, segundo esses referenciais, um episódio de ensino com contraposição de idéias sobre uma noção cuja definição tem sido pouco considerada na própria literatura especializada: o repouso mecânico. Nesse processo, averiguamos como a ação pedagógica do professor formador refletiu-se na produção de argumentos por parte dos licenciandos. Por fim, tecemos algumas comparações destes resultados com aqueles da educação básica.

Biografia do Autor

Rodrigo Drumond Vieira, UFMG - Minas Gerais

Graduação em Licenciatura em Física (2004) pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Educação (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Silvania Sousa do Nascimento, UNICAMP - São Paulo

Graduação em Fisica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Didactique Des Disciplines - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-05-08

Como Citar

Vieira, R. D., & Nascimento, S. S. do. (2007). A argumentação no discurso de um professor e seus estudantes sobre um tópico de mecânica newtoniana. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 24(2), 174–193. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1084

Edição

Seção

Artigos