Popularização da ciência: uma revisão conceitual

Autores

  • Marcelo Gomes Germano UEPB - Paraíba
  • Wojciech Andrzej Kulesza UFPB - João Pessoa - PB

Resumo

Desenvolvido em quatro momentos, objetivamos com este trabalho estabelecer uma melhor aproximação do conceito de popularização da ciência. Para tanto, procederemos a uma revisão conceitual que nos permita reconhecer diferenças e semelhanças entre os termos: vulgarização da ciência, divulgação científica, alfabetização científica, e popularização da ciência, inadvertidamente utilizados como sinônimos de uma mesma prática. Procuramos ainda, fundamentados na produção teórica em Educação Popular, enfrentar o problema do conceito de popular e de povo, para, finalmente, a partir da idéia de comunicação reflexiva e diálogo, sugerir um conceito de popularização da ciência vinculado ao universo das ações culturais libertadoras.

Biografia do Autor

Marcelo Gomes Germano, UEPB - Paraíba

Graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (1987) e Mestrado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (1996).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Wojciech Andrzej Kulesza, UFPB - João Pessoa - PB

graduação pela Universidade de São Paulo (1971) , mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1985) , doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991) , pos-doutorado pela Auburn University (1996) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Cerâmica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/SP (1965).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-08-25

Como Citar

Germano, M. G., & Kulesza, W. A. (2008). Popularização da ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 24(1), 7–25. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1546

Edição

Seção

Artigos