Educar pela pesquisa: uma experiência investigativa no ensino e aprendizagem de Física

Autores

  • Suzana Maria Coelho PUC - Rio Grande do Sul
  • Rita Mara Bueno Timm PUCRS - Rio Grande do Sul
  • Juliana Mariani Santos PUCRS - Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2010v27n3p549

Resumo

O presente artigo apresenta uma experiência de introdução à prática da pesquisa realizada na disciplina de Didática das Ciências, em um curso de mestrado, com ênfase na formação de professores-pesquisadores. Trata-se de um projeto com abordagem metodológica qualitativa, aplicado a alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, no qual se utilizou a técnica da observação participante, durante atividades experimentais no campo da eletricidade. Os resultados mostram como foi vivenciada a formação pela pesquisa que implicou atividades de elaboração de projeto de pesquisa, de análise e interpretação de dados e culminou com a elaboração coletiva deste trabalho. Percebe-se a relevância atribuída a esse tipo de formação, com consequências promissoras na docência e em atividades de pesquisa. Nesse processo, considerou-se a importância dos conhecimentos prévios dos alunos, visando a melhoria da prática pedagógica do professor-pesquisador e a maiores possibilidades de aprendizagem para o aluno.

 

Downloads

Publicado

2010-03-01

Como Citar

Coelho, S. M., Timm, R. M. B., & Santos, J. M. (2010). Educar pela pesquisa: uma experiência investigativa no ensino e aprendizagem de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 27(3), 549–567. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2010v27n3p549

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>