Professor, por que meu termômetro não funciona?

Autores

  • Cleidson S. de Oliveira E. E. Profª. Leonor Fernandes da Silva Salto – SP
  • James A. de Souza Departamento de Física - UFSCar São Carlos - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n2p435

Resumo

Atualmente é comum encontrar livros didáticos de Ciências, particularmente de Física, que apresentem alguma proposta experimental para ser trabalhada em sala de aula, ou até mesmo fora dela, pelos alunos. Isso se deve muito à importância dada, por pesquisadores e professores, à experimentação no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina. No entanto, usualmente encontramos, nos roteiros sugeridos por esses materiais, problemas que podem comprometer a realização da prática. A decepção com um experimento que não funcionou adequadamente pode levar muitos docentes e estudantes a perderem o interesse por esse tipo de atividade. Neste trabalho, investigamos um guia experimental problemático, o qual sugere a construção de um termômetro de coluna líquida. Após discutirmos seus problemas, fizemos uma otimização do processo apresentando a riqueza que um simples experimento pode trazer se bem conduzido por um roteiro adequado. O objetivo deste trabalho é incentivar professores e futuros docentes a investigarem as razões do mau funcionamento de um experimento, transformando uma circunstância de fracasso em uma rica e prazerosa situação de aprendizagem.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Como Citar

de Oliveira, C. S., & de Souza, J. A. (2011). Professor, por que meu termômetro não funciona?. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 28(2), 435–467. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n2p435

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física