Pilha voltaica: entre rãs, acasos e necessidades

Autores

  • Marcelo Gomes Germano Departamento de Física – UEPB Campina Grande – PB
  • Isabelle Priscila Carneiro de Lima Mestranda em Ensino de Ciência e Matemática – UEPB Campina Grande – PB
  • Ana Paula Bispo da Silva Departamento de Física – UEPB Campina Grande – PB

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n1p145

Resumo

O estudo e a construção de geradores eletroquímicos, como baterias e pilhas, embora bastante enfatizados nos laboratórios de química, não recebem a mesma atenção nos cursos de física. Em muitos casos, o estudo da corrente elétrica negligencia o caráter processual de elaboração deste conceito que, de acordo com relatos históricos, está diretamente vinculado ao evento de construção da primeira pilha elétrica. Em uma tentativa de persuadir o professor a iniciar o estudo da corrente elétrica considerando os experimentos históricos que contribuíram para a construção deste conceito, apresentamos uma proposta para a construção de uma bateria voltaica, isto é, um gerador de corrente galvânica construído a partir de material simples e de fácil aquisição que, conforme mediação do professor, pode ser útil para introduzir uma discussão em torno das controvérsias históricas e dos acontecimentos que contribuíram para a construção da primeira pilha elétrica e a consequente obtenção de uma corrente elétrica sustentável.

Biografia do Autor

Marcelo Gomes Germano, Departamento de Física – UEPB Campina Grande – PB

Isabelle Priscila Carneiro de Lima, Mestranda em Ensino de Ciência e Matemática – UEPB Campina Grande – PB

Ana Paula Bispo da Silva, Departamento de Física – UEPB Campina Grande – PB

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Publicado

2012-04-17

Como Citar

Germano, M. G., de Lima, I. P. C., & da Silva, A. P. B. (2012). Pilha voltaica: entre rãs, acasos e necessidades. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29(1), 145–155. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n1p145

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física