Análise e caracterização das questões das provas da Olimpíada Brasileira de Física

Autores

  • Joao Paulo Casaro Erthal Departamento de Química e Física, UFES
  • Ramón Giostri Campos Departamento de Química e Física, UFES
  • Thays Ferreira Souza Departamento de Química e Física, UFES
  • Juliana de Souza Oliveira Departamento de Química e Física, UFES

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n1p142

Resumo

No Brasil, anualmente, são organizadas e praticadas olimpíadas escolares em diversas áreas do conhecimento, tais como: língua portuguesa, matemática, biologia, física, entre outras. A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) tem como objetivo despertar e estimular nos estudantes o interesse pela física, proporcionando desafios e incentivando-os a seguir carreiras científicas e tecnológicas. Este trabalho visa investigar os conteúdos exigidos nas provas da OBF e a forma como estes são abordados, com a finalidade de traçar um perfil das provas da OBF, aplicadas aos estudantes do ensino médio. Para isso, realizou-se uma análise das questões das provas do período de 1999 a 2013, distribuindo os conteúdos das questões das provas em seis áreas de conhecimento da física: mecânica, ondulatória, física térmica, eletromagnetismo, óptica geométrica e física moderna. Após a análise foram construídos gráficos que auxiliaram a identificar peculiaridades destas provas. Os resultados mostram uma evolução no perfil da prova, que atualmente possui uma abordagem mais contextualizada e interdisciplinar quando comparada às edições anteriores, em consonância ao que está descrito nos documentos oficiais da educação brasileira.

Biografia do Autor

Joao Paulo Casaro Erthal, Departamento de Química e Física, UFES

Ramón Giostri Campos, Departamento de Química e Física, UFES

Thays Ferreira Souza, Departamento de Química e Física, UFES

Juliana de Souza Oliveira, Departamento de Química e Física, UFES

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Publicado

2014-07-28

Como Citar

Erthal, J. P. C., Campos, R. G., Souza, T. F., & Oliveira, J. de S. (2014). Análise e caracterização das questões das provas da Olimpíada Brasileira de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(1), 142–156. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n1p142

Edição

Seção

Formação inicial e continuada do professor de Física