O setor Pergunte ao CREF (Centro de Referência para o Ensino de Física) do IF-UFRGS atingiu em dois anos 1,13 milhões de acessos

Autores

  • Fernando Lang da Silveira Instituto de Física, UFRGS
  • Eliane Angela Veit Instituto de Física, UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p566

Resumo

Um sítio de perguntas e respostas, exclusivamente em português, foi criado em 2010 junto ao Centro de Referência para o Ensino da Física, mas somente em final de maio de 2013 passou a ser monitorado pelo Google Analytics. O sítio possui atualmente 685questões respondidas por professores do IF-UFRGS ou convidados. Este trabalho apresenta uma descrição de cerca de 1,13 milhões de acessos em dois anos de monitoramento. Neste período de tempo observa-se um crescimento no número de acessos por semana de cerca de 3,5 mil para 18 mil, distribuídos em sua maior parte no Brasil (91,8%), entretanto, atingindo mais de uma centena de países. Entre os países destacam-se Portugal, Estados Unidos, Índia, Espanha, Angola, França, Alemanha, Moçambique, Reino Unido, Países Baixos. No Brasil os acessos estão distribuídos por 1104 cidades de todos os estados, com prevalência de São Paulo, seguido do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Bahia e todas as demais unidades da federação. Apresentam-se também as dez questões mais acessadas do sítio e quatro das que consideramos mais inusitadas.

Biografia do Autor

Fernando Lang da Silveira, Instituto de Física, UFRGS

Professor Fernando Lang da Silveira possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Pesquisa Em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos quantitativos aplicados à pesquisa, história e filosofia da ciência, tópicos em física geral. Além de trabalhar na graduação, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do IF-UFRGS.

Eliane Angela Veit, Instituto de Física, UFRGS

Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Reações Nucleares e Espalhamento (Reações Específicas), e na área de pesquisa em ensino de Física, atuando principalmente em modelagem computacional aplicada ao ensino de Física.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

da Silveira, F. L., & Veit, E. A. (2015). O setor Pergunte ao CREF (Centro de Referência para o Ensino de Física) do IF-UFRGS atingiu em dois anos 1,13 milhões de acessos. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(2), 566–574. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p566

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>