Uma proposta de construção e utilização de um sensor de presença simplificado

Autores

  • Alice Assis Universidade Estadual de São Paulo, Campus de Guaratinguetá
  • Jéssica Miranda e Souza Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Itajubá
  • Jorge Luis Carneiro Junior Licenciando em Física da Universidade Estadual de São Paulo, Campus de Guaratinguetá
  • Henrique Buday de Oliveira Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p809

Resumo

No presente trabalho, propomos a elaboração e utilização, em sala de aula, de uma atividade experimental que simula o sensor de movimento infravermelho, normalmente usada em edifícios para o controle da iluminação do ambiente e consequente economia de energia. O propósito desse experimento é o de facilitar e contextualizar a abordagem dos conceitos de ‘transmissor’ e ‘receptor’ em um circuito envolvendo o infravermelho. Essa atividade pode ser abordada mediante a problematização de questões como a obsolescência programada associada aos equipamentos eletrônicos, a fim de levar os alunos à conscientização dos impactos ambientais e sociais decorrentes desse problema.

Biografia do Autor

Alice Assis, Universidade Estadual de São Paulo, Campus de Guaratinguetá

Possui graduação em Física, Licenciatura, mestrado e doutorado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual de São Paulo, Faculdade de Ciências, Campus de Bauru. Atualmente é professora assistente doutora da UNESP, Campus de Guaratinguetá e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência – UNESP – Bauru. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação inicial e continuada de professores, atividades experimentais, leitura de textos alternativos. Coordena o grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem, com enfoque na linha de pesquisa Ciência, Tecnologia, Ambiente e Desenvolvimento Humano. 

Jéssica Miranda e Souza, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Itajubá

Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Itajubá, MG.

Jorge Luis Carneiro Junior, Licenciando em Física da Universidade Estadual de São Paulo, Campus de Guaratinguetá

Licenciando em Física da Universidade Estadual de São Paulo, Campus de Guaratinguetá, SP.

Henrique Buday de Oliveira, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Itajubá

Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG.

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Publicado

2015-10-23

Como Citar

Assis, A., Souza, J. M. e, Carneiro Junior, J. L., & Oliveira, H. B. de. (2015). Uma proposta de construção e utilização de um sensor de presença simplificado. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(3), 809–823. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p809

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física

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