História de uma experiência singular de ensino – Parte II: o caso das disciplinas “Físicas Básicas”, da UFBA

Autores

  • José Fernando Moura Rocha Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p527

Resumo

Neste trabalho relata-se uma experiência singular de ensino, realizada no Curso de Física, Licenciatura, noturno, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), envolvendo o conteúdo da física universitária básica. Nesta experiência, os conteúdos foram estruturados em bases históricas, pelo menos em sua maior parte, e ministrados através das disciplinas Físicas Básicas I, II, III e IV, segundo uma abordagem simultaneamente histórica, fenomenológica (experimental), matemática e conceitual. Estas disciplinas são oferecidas paralelamente às tradicionais Físicas Gerais e Experimentais I, II, III e IV, que são destinadas aos alunos da área de ciências exatas, inclusive aos alunos da Licenciatura em Física, noturno.

Biografia do Autor

José Fernando Moura Rocha, Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia

Professor do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia, Mestre em Física e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências

Downloads

Publicado

2016-09-08

Como Citar

Moura Rocha, J. F. (2016). História de uma experiência singular de ensino – Parte II: o caso das disciplinas “Físicas Básicas”, da UFBA. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 33(2), 527–555. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p527

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas