Concepções sobre a Natureza da Ciência: a trajetória dos estudantes de uma disciplina sobre Evolução dos Conceitos da Física

Autores

  • Fábio Luís Alves Pena Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho
  • Elder Sales Teixeira Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p152

Resumo

Apresentamos aqui um estudo de caráter qualitativo e descritivo sobre a trajetória dos estudantes de uma disciplina sobre Evolução dos Conceitos da Física, turno noturno, ministrada no 1º semestre acadêmico do ano letivo de 2012, de um curso de graduação em Física, quanto às suas concepções acerca da Natureza da Ciência (NdC). Os dados para a investigação foram obtidos a partir da observação sistemática das aulas, gravadas em áudio e vídeo, transcritas para um protocolo e depois analisadas. Um diário de campo também foi utilizado para o registro dos dados. As concepções dos estudantes sobre a NdC foram identificadas e analisadas tendo como parâmetro a visão de ciência defendida/problematizada pelo professor. Os resultados mostram que as trajetórias individuais dos referidos estudantes, quanto às suas concepções sobre a NdC, podem ser agrupadas da seguinte forma: a) estudantes que revelaram, explicitamente, uma concepção que não concordava com a visão defendida/problematizada pelo professor, mas que apresentou mudança ao longo da disciplina; b) estudantes que discordaram de aspectos relativos à visão do professor, mas não apresentaram um padrão de mudança no decorrer das aulas; c) estudantes que expuseram questionamentos e/ou posicionamentos ao longo das aulas, que claramente sinalizavam concepções sobre a NdC em acordo com a visão de ciência defendida/problematizada pelo professor, mas no final da disciplina, aqueles que responderam ao questionário aplicado revelaram, direta ou indiretamente, que tinham concepções “errôneas” sobre o fazer científico, tendo como parâmetro a visão do professor; d) estudantes que mesmo atentos às discussões de natureza histórico-epistemológicas que ocorreram durante as aulas, quase que não expuseram questionamentos e/ou posicionamentos, ao longo da disciplina, que explicitamente sinalizassem suas concepções sobre a NdC.

Biografia do Autor

Fábio Luís Alves Pena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho

É Doutor (2015) e Mestre (2008) em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Graduado em Física pela UFBA (2003) e Tecnólogo em Eletricidade pelo CEFET-BA (2003). Atualmente é professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IFBA, Campus Simões Filho.

Elder Sales Teixeira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado em Ensino Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana (2003) e doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Como Citar

Pena, F. L. A., & Teixeira, E. S. (2017). Concepções sobre a Natureza da Ciência: a trajetória dos estudantes de uma disciplina sobre Evolução dos Conceitos da Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 34(1), 152–175. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p152

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>