Projeto Eratóstenes Brasil: autonomia docente em atividades experimentais de Astronomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p6

Resumo

Resultados de pesquisas apontam para o uso das atividades experimentais no ensino de Ciências como uma das estratégias mais eficientes para despertar o interesse e a dedicação do aluno. Uma das importantes considerações sobre as atividades experimentais é a de que não há contribuição efetiva na utilização de kits com roteiros prontos, procedimentos fechados e mensuração de resultados experimentais esperados, uma vez que impede a autonomia do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Especificamente sobre a Educação em Astronomia, as investigações mostram a importância de se levar em conta a componente observacional e prática desta ciência. É nesta linha que nossa questão de investigação foi estruturada: quais elementos subsidiam a construção da autonomia docente na elaboração e execução de atividades experimentais de maneira a contribuir efetivamente no ensino de Astronomia? Desenvolvemos esta pesquisa no contexto do Projeto Eratóstenes Brasil, por meio da análise dos discursos de um grupo de professores participantes deste projeto desde 2010. Nossos resultados revelam a predominância de uma prática voltada para um modelo formativo engessado numa abordagem essencialmente conteudista e sob a racionalidade técnica, com poucos elementos contribuintes à construção da autonomia do trabalho docente. Por outro lado, uma análise do histórico do Projeto Eratóstenes e das atividades desenvolvidas por alguns de seus participantes sob modelos formativos com abordagens mais reflexistas e críticas indicam potencialidades com relação ao desenvolvimento de elementos que possam capacitar esses profissionais a exercerem com autonomia a sua profissão, ao elaborar e aplicar atividades experimentais não estruturadas no ensino interdisciplinar de Astronomia.

Biografia do Autor

Rodolfo Langhi, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física, UNESP, Campus Bauru

É professor-assistente, doutor da UNESP, Campus Bauru, do Programa em Educação para a Ciência e do Depto. de Física. É membro do Grupo de Pesquisas em Ensino de Ciências (UNESP). Atuou como professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Campo Grande), Departamento de Física. Possui mestrado (2004) e doutorado (2009) pelo Programa em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru). Desenvolve pesquisas, projetos e publicações nas áreas de Educação em Astronomia, Formação de Professores e Prática de Ensino de Ciências e de Física.

Link para Lattes: 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4778090D6

Downloads

Publicado

2017-05-05

Como Citar

Langhi, R. (2017). Projeto Eratóstenes Brasil: autonomia docente em atividades experimentais de Astronomia. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 34(1), 6–46. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p6

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física