Pressão atmosférica e natureza da ciência: uma sequência didática englobando fontes primárias

Autores

  • Deyzianne Santos Fonseca Mestranda em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira Drummond Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Wesley Costa de Oliveira Doutorando em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Giovanninni Leite de Freitas Batista Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte
  • Daniel Brito Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p64

Resumo

O presente artigo apresenta uma sequência didática, de perspectiva histórico-filosófica, cujo objetivo é trazer contribuições para o ensino do conceito de pressão atmosférica e a inserção de discussões sobre a natureza do conhecimento científico na educação básica. Busca-se contemplar a compreensão de aspectos da construção histórica do conceito científico em atividades que despertam o pensamento crítico. Propõe-se que os estudantes se engajem em processo “investigativo” sobre determinado fenômeno físico e confrontem suas explicações às que emergem da interpretação diacrônica de excertos de fontes primárias, devidamente contextualizados ao longo das etapas. Sugere-se uma sequência didática mediada, de caráter dialógico, organizada em momentos de discussão a respeito de conteúdos de ciência e sobre a ciência.

Biografia do Autor

Deyzianne Santos Fonseca, Mestranda em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É licenciada em Física, mestranda em Ensino de Ciências e professora de Física no Ensino Médio

Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira Drummond, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É Bacharela em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998), Mestra em História da Ciência (2001/FAPESP) e Doutora em Filosofia/ Filosofia da Ciência (2005/FAPESP) pela Pontifície Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de Pós-Doutoramento na UNICAMP (2005-2007/FAPESP) e na PUC-SP (2007-2008/FAPESP). Foi coordenadora de área do PIBID-Física CAPES na Universidade Federal do Rio Grande do Norte entre 2010 e 2012. Atualmente, é professora pesquisadora no Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Atua principalmente nas áreas de História da Ciência, História e Filosofia da Ciência no Ensino e Natureza da Ciência. É integrante do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (www.ghtc.usp.br).

Wesley Costa de Oliveira, Doutorando em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É Licenciado em Física, Mestre em Ensino de Ciências e Doutorando em Ensino de Ciências.

Professor da rede pública no Ensino Médio.

Giovanninni Leite de Freitas Batista, Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte

Licenciado em Física, Mestre em Ensino de Ciências, Professor do IFRN.

Daniel Brito Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Física (DFTE-UFRN) com Doutorado-Sanduíche no Osservatorio Astrofisico di Arcetri (OAA-Florença/Itália).
Mestre em Física (DFTE-UFRN).
Licenciado em Física (UFC).
Bacharel em Física (UFC).
Licenciado em Filosofia (UECE).

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Publicado

2017-05-05

Como Citar

Fonseca, D. S., Drummond, J. M. H. F., de Oliveira, W. C., Batista, G. L. de F., & Freitas, D. B. (2017). Pressão atmosférica e natureza da ciência: uma sequência didática englobando fontes primárias. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 34(1), 64–108. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p64

Edição

Seção

História e Filosofia da Ciência

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