As contribuições das tecnologias da informação e comunicação em um curso de Astronomia a distância: uma análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais

Autores

  • Aline Tiara Mota Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, RJ
  • Mikael Frank Rezende Jr Universidade Federal de Itajubá, MG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n3p971

Resumo

Este trabalho descreve o planejamento e analisa a aplicação de um curso a distância de Astronomia em que participaram 17 alunos do Ensino Médio de uma escola da rede particular do sul de Minas Gerais. O curso ocorreu em um Ambiente Virtual de Aprendizagem e utilizou recursos como simulações, vídeos e textos. O foco da análise privilegiou uma compreensão de como esses recursos podem contribuir para melhorar o repertório de esquemas dos estudantes em situação. Para realizar este estudo, foi utilizada a Teoria dos Campos Conceituais, proposta por Gerard Vergnaud, como referencial para o planejamento do curso e para sua análise. Como resultados, destacamos a alternativa de interação entre professor e aluno que os ambientes virtuais podem proporcionar. Relativamente aos conceitos trabalhados, enfatizamos que para o conceito de Gravidade, há indícios de que os estudantes ampliaram seu repertório de esquemas sobre a relação entre massa e força gravitacional.

Biografia do Autor

Aline Tiara Mota, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, RJ

Professora de Física do Intituto Federal do Rio de Janeiro. Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Itajubá. Trabalha atualmente como docente nos cursos técnicos em Eletrotécnica, Automação e Licenciatura em Física e também na área de formação de professores e ensino de Astronomia.

Mikael Frank Rezende Jr, Universidade Federal de Itajubá, MG

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), mestre em Ensino de Ciências, graduado em Física (UFSC). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Itajubá.

Downloads

Publicado

2017-12-08

Como Citar

Mota, A. T., & Rezende Jr, M. F. (2017). As contribuições das tecnologias da informação e comunicação em um curso de Astronomia a distância: uma análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 34(3), 971–996. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n3p971

Edição

Seção

Bases Teóricas e Metodológicas do Ensino de Física mediadas por TICs