Formação reflexiva de professores em Astronomia: indicadores que contribuem no processo

Autores

  • Rodolfo Langhi Universidade Estadual Paulista, campus Bauru http://orcid.org/0000-0002-3291-5382
  • Fabiana Andrade de Oliveira Doutoranda em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista, campus Bauru
  • Janer Vilaça Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, Fundação FPTI/BR

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p461

Resumo

Resultados de pesquisas frequentemente apontam sobre as problemáticas referentes ao ensino da Astronomia e suas relações com a formação inicial de professores. Em vista disso, cursos denominados de “formação continuada” são criados visando suprir estas lacunas formativas, porém, sob uma abordagem predominantemente conteudista, não proporcionando uma mudança efetiva da prática profissional do professor. Objetivamos, assim, sinalizar a superação deste modelo formativo conteudista identificando indicadores que se apresentaram como contribuintes para uma formação de professores sob abordagens reflexivas, conduzindo a possíveis mudanças em sua atuação em relação ao ensino da Astronomia. Estes indicadores foram constituídos a partir da Análise de Conteúdo de excertos de respostas de professores participantes de um programa de formação continuada e apontam para três etapas do processo reflexivo, a saber: reconhecimento sobre a importância de ensinar Astronomia, identificação de problemáticas intrínsecas e extrínsecas que podem interferir neste processo e, finalmente, mudança de postura quanto a ensinar Astronomia.

Biografia do Autor

Rodolfo Langhi, Universidade Estadual Paulista, campus Bauru

É professor assistente doutor da UNESP campus Bauru. Atuou como professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Campo Grande), departamento de Física. Possui mestrado (2004) e doutorado (2009) pelo Programa em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru). Desenvolve pesquisas, projetos e publicações na área de Educação em Astronomia, Formação de Professores, e Prática de Ensino de Ciências e de Física. Link para Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4778090D6

Fabiana Andrade de Oliveira, Doutoranda em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista, campus Bauru

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Mestre em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho" (UNESP). Atualmente é doutoranda no Programa Educação para Ciência/ UNESP. Atua em pesquisas na área de Educação em Astronomia, formação de professores, linguagem, discurso e Ensino de Ciências.

Janer Vilaça, Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, Fundação FPTI/BR

Possui graduação em Geografia pela Faculdade de ensino superior de São Miguel do Iguaçu (2006) FAESI. Coordena o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho da Fundação Parque Tecnológico Itaipu localizado em Foz do Iguaçu/PR. Por se tratar de espaço de ensino não formal, desenvolve várias atividades de ciências tendo como base a Astronomia. Como coordenador, apoia projetos de extensões das faculdades públicas e particulares da região, além de implementar cursos de capacitações em áreas afins para graduandos e professores. Promove eventos científicos tais como exposições, fóruns, palestras e recepção de alunos de todos os níveis para sessões no planetário e no observatório do complexo.

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

Langhi, R., Oliveira, F. A. de, & Vilaça, J. (2018). Formação reflexiva de professores em Astronomia: indicadores que contribuem no processo. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(2), 461–477. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p461

Edição

Seção

Formação inicial e continuada do professor de Física