Ciclo de Modelagem associado à automatização de experimentos com o Arduino: uma proposta para formação continuada de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p634

Resumo

Este artigo discute a implementação do ciclo de Modelagem de Hestenes associado à automatização de atividades experimentais com a plataforma de prototipagem Arduino. Além das metodologias imbricadas com elementos tecnológicos, buscamos uma constante reflexão sobre o papel das atividades práticas e a participação do aluno durante o processo de ensino e de aprendizagem. Partindo de demandas do ensino de Física e recorrendo à modelização como uma estratégia metodológica com suas ferramentas inerentes, e, finalmente, convergindo às próprias realidades a partir da contextualização e extrapolação dos modelos propostos. Como aplicação, apresentamos um relato de experiência de um curso de extensão universitária, destinado aos professores de Física da educação básica e estudantes de licenciatura. Em decorrência, destacamos que os participantes do curso de extensão apresentaram, ao longo dos encontros, maior reconhecimento sobre a importância da atuação discente em todas as etapas do ciclo de Modelagem, inclusive durante o próprio planejamento da prática experimental. Eles ainda indicaram como satisfatória a junção das ferramentas tecnológicas com a dinâmica do ciclo de Modelagem, bem como possível a implementação em suas práticas experimentais já consolidadas.

Biografia do Autor

Marcio Vinicius Corrallo, Instituto Federal de São Paulo, Campus São Paulo

Professor do Instituto Federal de São Paulo – IFSP – Campus São Paulo, desde 2010. Doutor em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo. Professor permanente do programa de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP. Atua em cursos e projetos de Educação a Distância no IFSP.  Investiga principalmente o uso e as aplicações das atividades experimentais, com apoio de tecnologias, para a formação de professores de Física.

http://lattes.cnpq.br/0926401577347021

Astrogildo de Carvalho Junqueira, Instituto Federal de São Paulo, Campus São Paulo

Possui Bacharelado e Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo; mestrado e doutorado em Tecnologia Nuclear, os dois títulos pela Universidade de São Paulo/IPEN na área de Física/Estado Sólido, com ênfase em Interações Hiperfinas. Desde 2006, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (ex-CEFET/SP) onde ministra aulas para os cursos de graduação de Licenciaturas, de Engenharias e Tecnológicos e para Ensino Médio Técnico, além de já ter orientado alunos no curso de Mestrado Profissional de Ensino em Ciências e Matemática da CampusSão Paulo. Paralelamente às atividades de ensino, realiza atividades de extensão e pesquisa em ensino de Física e inserção de novas tecnologias no ensino de Física, particularmente a plataforma Arduino e seus sensores.

http://lattes.cnpq.br/0429482181200294

Tunísia Eufrausino Schuler, Instituto Federal do Paraná, Campus Foz do Iguaçu

Licenciada em Física pela USP e mestre em Engenharia Elétrica pela Poli, USP. Foi professora visitante de Física na Universidade Nacional do Timor Leste e professora substituta no IFSP, São Paulo. Atualmente é professora DE no IFPR, Campus Foz do Iguaçu. Sua pesquisa está concentrada no ensino não formal de Física, baseando-se nas teorias de Paulo Freire, na formação de professores, no uso de tecnologias no ensino de Física e em energias renováveis.

http://lattes.cnpq.br/3460890016238820

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

Corrallo, M. V., Junqueira, A. de C., & Schuler, T. E. (2018). Ciclo de Modelagem associado à automatização de experimentos com o Arduino: uma proposta para formação continuada de professores. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(2), 634–659. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p634

Edição

Seção

Bases Teóricas e Metodológicas do Ensino de Física mediadas por TICs