Ciclo de Modelagem associado à automatização de experimentos com o Arduino: uma proposta para formação continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p634Resumo
Este artigo discute a implementação do ciclo de Modelagem de Hestenes associado à automatização de atividades experimentais com a plataforma de prototipagem Arduino. Além das metodologias imbricadas com elementos tecnológicos, buscamos uma constante reflexão sobre o papel das atividades práticas e a participação do aluno durante o processo de ensino e de aprendizagem. Partindo de demandas do ensino de Física e recorrendo à modelização como uma estratégia metodológica com suas ferramentas inerentes, e, finalmente, convergindo às próprias realidades a partir da contextualização e extrapolação dos modelos propostos. Como aplicação, apresentamos um relato de experiência de um curso de extensão universitária, destinado aos professores de Física da educação básica e estudantes de licenciatura. Em decorrência, destacamos que os participantes do curso de extensão apresentaram, ao longo dos encontros, maior reconhecimento sobre a importância da atuação discente em todas as etapas do ciclo de Modelagem, inclusive durante o próprio planejamento da prática experimental. Eles ainda indicaram como satisfatória a junção das ferramentas tecnológicas com a dinâmica do ciclo de Modelagem, bem como possível a implementação em suas práticas experimentais já consolidadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >