“É só para ver ou pode mexer?” Abordagem hands-on numa sala de Acústica e feedback dos visitantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p660

Resumo

Apresentamos uma reflexão sobre as características hands-on de um grupo de experimentos em Acústica, construídos para uma sala temática numa mostra científica universitária. Discutimos as intencionalidades dos experimentos à luz da influência de um dos museus pioneiros na abordagem hands-on e de como tal abordagem demanda uma atitude peculiar dos monitores em relação aos visitantes. Mostramos também, dados empíricos de feedback dos visitantes em relação aos experimentos.

Biografia do Autor

Ernani Vassoler Rodrigues, Doutorando da Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (ingresso 2017). Mestre em Ensino de Física pela UFES (2016) e licenciado pela UFRJ (2012). Músico e produtor musical, trabalhando com soluções em áudio e mídias auditivas. Intersecciona esses dois domínios na pesquisa acerca de ensino e aprendizagem de conceitos de Física com interesse particular em Acústica. Tem interesse por fotografia, cinema stop-motion, física da luz e das cores, ensino não-formal e,na pesquisa,por construção de conceitos científicos no cotidiano, ciências das redes (semânticas e sociais) e ecologia conceitual.

Henrique Rodrigues Teles, Bacharelando da Universidade Federal do Espírito Santo

Graduando em Física, Bacharelado, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Giuseppi Gava Camiletti, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Física (1998), mestrado em Física na área de Pesquisa em Ensino de Física (2001) e doutorado em Física na área de Física Atômica e Molecular (2009), todos pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Atualmente é professor Adjunto IV no Departamento de Física, professor permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFES. Atua na formação inicial e continuada de professores de Física com ênfase na utilização de experimentos e tecnologias da informação e comunicação e no desenvolvimento de atividades de divulgação científica em espaços não formais de educação.

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

Rodrigues, E. V., Teles, H. R., & Camiletti, G. G. (2018). “É só para ver ou pode mexer?” Abordagem hands-on numa sala de Acústica e feedback dos visitantes. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(2), 660–677. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p660

Edição

Seção

Espaços não formais no ensino de Física