Estudo da queda livre em aulas de Física do Ensino Médio a partir de um marcador de tempo e da História da Ciência

Autores

  • Marco Aurélio Alvarenga Monteiro Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"
  • Samuel José de Carvalho Estudante do Curso de Física, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"
  • Isabel Cristina de Castro Monteiro Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"
  • José Lourenço Cindra Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p1004

Resumo

Já foi bastante estudado e até já se formou consenso entre os pesquisadores em Ensino de Ciências, que as atividades experimentais são muito importantes para o processo de ensino e de aprendizagem de conceitos científicos, entretanto, também são conhecidas às múltiplas e variadas dificuldades enfrentadas pelos professores em desenvolvê-las em situação real de sala de aula com seus alunos. As pesquisas também mostraram ser significativas as contribuições que a História da Ciência pode trazer para o trabalho do professor de ciências em planejar e dirigir atividades didáticas em sala de aula. Neste trabalho, propomos uma versão de um marcador de tempo de baixo-custo e de fácil construção para a determinação da aceleração da gravidade local e o uso da História da Ciência como recurso importante ao professor para o planejamento de discussões com os alunos sobre o movimento de queda livre.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 5) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 5) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru (Conceito Capes 5). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, divulgação científica, discurso docente e novas tecnologias.

Samuel José de Carvalho, Estudante do Curso de Física, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

É técnico em Informática Industrial pelo Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (2014). Atualmente cursa Física na Unesp de Guaratinguetá e realiza iniciação científica no InovEE, auxiliando no desenvolvimento do laboratório de experimentação remota.

Isabel Cristina de Castro Monteiro, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Pós-Doutorado pelo IF-USP (2007). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, atuando no Departamento de Física e Química, UNESP e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Unesp, Bauru. Orienta também no Mestrado em Ensino de Ciência, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Vigotski, Museus e Centros de Ciências, pluralismo metodológico, emoção e motivação, atividades experimentais e divulgação científica.

José Lourenço Cindra, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Nascido em 10 de agosto de 1949, em Manhuaçu, MG. Atualmente reside em Guaratinguetá, SP. Graduação e Pós Graduação em Física, na Universidade da Amizade dos Povos “Patrice Lumumba”, Moscou, ex URSS. Graduação em Física: 1979, Pós Graduação em Física: Doutorado em 1989.

Trabalhou como Professor de Matemática, nível de graduação, na Universidade do Vale do Rio Doce (Univale) em Governador Valadares, MG, no período de 1980 a 1982.

Trabalhou como Professor de Física, nível graduação, na condição de professor cooperante, na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique, entre 1982 e 1984.

Atualmente é Professor no Departamento de Física e Química (DFQ) na FEG, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, campus da UNESP, em Guaratinguetá, SP. Trabalha nessa instituição de ensino superior como Professor de Física, com dedicação exclusiva, desde dezembro de 1989.

Atua em Ensino de Física e História da Ciência, é membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Monteiro, M. A. A., Carvalho, S. J. de, Monteiro, I. C. de C., & Cindra, J. L. (2018). Estudo da queda livre em aulas de Física do Ensino Médio a partir de um marcador de tempo e da História da Ciência. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(3), 1004–1019. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p1004

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>